terça-feira, 16 abril 2024

HM tem mais dez leitos de UTI habilitados em Americana

Uma das vantagens é a possibilidade de garantir leito em UTI para pacientes submetidos à cirurgia eletiva, além dos casos de urgência e emergência

O município passa a contar oficialmente com 16 leitos de UTI adulto para atender a demanda local (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Saúde de Americana anunciou nesta quarta-feira (10) que o Ministério da Saúde habilitou mais dez leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) adulto no Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi. A habilitação foi confirmada por meio da Portaria GM/MS nº 3.209, de 4 de agosto, publicada no Diário Oficial da União, na segunda-feira (8). O município passa a contar oficialmente com 16 leitos de UTI adulto para atender a demanda local.

Com a habilitação, o Ministério da Saúde deve repassar o valor de R$ 600 reais/dia para cada paciente internado. O repasse é feito pelo Bloco de Manutenção das Ações e Serviços Públicos de Saúde – Grupo de Atenção Especializada da Média e Alta Complexidade (MAC), do Ministério.

De acordo com o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira, o HM passou a utilizar esses leitos após a desmobilização do PAC (Pronto Atendimento Covid-19), o que somente foi possível devido à redução significativa nas internações pela doença. “Nós já tínhamos esses leitos equipados para atender pacientes graves acometidos pela Covid-19. Com a inativação do PAC, esses leitos foram disponibilizados para serem utilizados na UTI geral, porém eles ainda não haviam sido habilitados pelo Ministério da Saúde, o que significa dizer que não receberíamos nenhum recurso adicional para tratar os pacientes, o que agora será possível”, explicou Danilo.

Uma das principais vantagens da habilitação é a possibilidade em garantir leito em UTI para pacientes submetidos à cirurgia eletiva, além dos casos de urgência e emergência que chegam pelo pronto-socorro.

“Consequentemente iremos dar uma retaguarda às urgências, às cirurgias eletivas que eventualmente podem precisar de algum leito de UTI e, claro, as cirurgias de maior complexidade”, afirmou o secretário.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também