domingo, 3 março 2024
TELEMEDICINA

Hospital Municipal inaugurou sala exclusiva para serviços de telemedicina

A sala funcionará 12h por dia, durante toda a semana
Por
Jaqueline Durões
Foto: Divulgação

A partir desta quarta-feira (14), o Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi” passa a contar com uma sala exclusiva para serviços de telemedicina. Este sistema permitirá a realização de videoconferências entre equipes do HM e médicos especialistas, neste primeiro momento a sala será focada para atendimentos psiquiátricos.

No HM esta sala será o primeiro ambiente dedicado unicamente aos serviços de telemedicina. A Santa Casa de Misericórdia de Chavantes idealizou o projeto, organização social que administra o Hospital Municipal mediante gestão compartilhada com a Prefeitura de Americana.

O objetivo principal da sala é durante as conferências via web, os médicos do HM e os psiquiatras que darão o suporte virtual vão discutir o quadro de saúde do paciente, medicações, procedimentos e outras intervenções médicas.

De acordo com o estado de saúde do paciente, ele poderá ser atendido na sala de telemedicina ou no próprio leito, ou também, num segundo caso, uma unidade móvel (estação equipada com câmera, monitor, teclado, sistema de áudio) permite o atendimento médico à distância na beira do leito.

Andréia Santos, diretora da Santa Casa de Misericórdia de Chavantes declarou: “A demanda por atendimento na área da psiquiatria é crescente aqui no Hospital Municipal, por isso a necessidade de inaugurarmos esse serviço de telemedicina nessa especialidade médica”.

Conforme explicação do dr. Rodrigo Luiz P. N. Machado, gerente médico da Global Med em Americana, empresa responsável pela equipe de psiquiatras que fará o atendimento à distância, o novo espaço já foi estruturado, com a colocação de móveis, uma SmarTV e a instalação da rede de internet.

Danilo Carvalho Oliveira, secretário municipal de Saúde, destacou a importância desta nova sala. “A tecnologia vem para facilitar, ampliar e melhorar o atendimento do usuário. Esse novo espaço vem agregar muito ao serviço oferecido à população de Americana”.

“Agora, vamos testar o sistema. Vale observar que todas as consultas e orientações serão registradas e documentadas por meio desse sistema, tendo em vista a conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados/ Lei n° 13.709/2018)”, ressaltou Machado.

A implantação da sala de telemedicina vai ampliar a oferta de serviços do Hospital Municipal e, desse modo, trazer mais benefícios aos pacientes do sistema SUS (Sistema Único de Saúde) de Americana.

A diretora da OS, explanou que o propósito da Santa Casa de Misericórdia de Chavantes é num futuro próximo, expandir o serviço de telemedicina para outras especialidades.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também