quinta-feira, 14 novembro 2024
PARCERIA ACIA E ETEC

Implantação de curso AMS (Articulação Médio Superior), permitirá aluno ingressar na Fatec

Serão três anos de Etec e dois anos de Fatec, formando estudantes para o mercado de trabalho
Por
Carolina Galassi

A Acia (Associação Comercial e Industrial de Americana) firmou uma parceria com a Etec (Escolas Técnicas Estaduais) Polivalente sobre a implantação do curso AMS (Articulação Médio Superior), para permitir que após o ensino médio, o aluno possa ingressar na Fatec.

Esta parceria tem como foco as empresas de Americana associadas à entidade. Os detalhes foram apresentados durante uma entrevista coletiva nesta quinta-feira (7), na sede da entidade, com as diretorias da Acia e da Etec.

De acordo com Mary Damiane, diretora da Etec Polivalente de Americana, a perspectiva dessa parceria é muito positiva porque a instituição terá como parceiros os próprios empresários da cidade que vão traçar juntos o perfil desse aluno que vai ter as 200 horas de mentoria oferecidas pela Acia segundo a realidade e a necessidade do mercado de trabalho. “Para o adolescente de 14, 15 anos que entra na Etec e já sai para uma vaga no mercado do trabalho é um grande incentivo, pois esse aluno já está dentro de um projeto que ele sabe que vai ter muito mais facilidade para arrumar um emprego e continuar sua vida profissional e isso gera um aluno mais diferenciado, envolvido e empenhado com seu curso“, disse a diretora.

Para ela, esse aluno também acaba trazendo mais orgulho para sua família já que esse projeto faz com que as famílias acabem se envolvendo e participando mais da vida escolar desse jovem. “São três anos de Etec e dois anos de Fatec, então é um projeto de cinco anos que vai deixar o aluno prontíssimo para o mercado de trabalho, porque ele foi capacitado pelos próprios empresários de acordo com suas necessidades“, explicou Mary.

Já segundo o presidente da Acia, Marcelo Antonio Fernandes, a perspectiva dessa parceria com a Etec e Fatec é uma forma da entidade cumprir seu dever social, que é contribuir na formação de novos jovens profissionais, além de colaborar com a formação de mão-de-obra. “Fazer esse elo do mundo das empresas com o mundo educacional acadêmico para nós é um sucesso”, afirmou ele.

Ainda de acordo com Marcelo, entregar um curso de forma gratuita para o jovem que está buscando uma formação diferencial foi uma proposta irrecusável. “Todo mundo sai ganhando, o aluno que está fazendo esse curso, a Acia fazendo o papel social dela e essas empresas que vão poder contribuir com mentorias, levando ao jovem aquilo que de fato elas precisam em suas companhias“, esclareceu Fernandes.

Marcelo ainda salientou que diante dessa parceria da Acia com a Etec e Fatec, os empresários só têm a agradecer. “Que a gente sirva de exemplo para muitos outros setores que têm sentido falta de mão-de-obra qualificada, a gente vê setores que possuem vagas e não acham empregados capacitados para ocupar determinada função, então acho que esse é o primeiro papel, acho que é um passo pequeno, mas que pode fazer uma diferença muito grande a longo prazo, que é num futuro de uma companhia ter um administrador de empresas que sai de um curso acadêmico de forma muito mais produtiva e com mais conhecimento para contribuir de fato com essas empresas“, enfatizou o presidente da entidade.

A ideia é daqui a cinco anos ter 40 administradores saídos capacitados, sendo que hoje não haveria esse jovem preparado dessa forma no mercado. Por isso, Marcelo espera que essa aproximação da Acia com as escolas e com o mundo acadêmico sirva de exemplo para essas empresas e também para outras entidades.

Foto: Reprodução/ TV Todo Dia
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também