sábado, 20 julho 2024
MAMMA MIA

“Itália na Brasil” traz grandes nomes para o palco do Festival, além da gastronomia tradicional italiana

Evento acontece nos dias 25 e 26 de maio no CCL em comemoração aos 150 anos da imigração italiana no Brasil
Por
Ana Flávia Defavari e Anderson Junque
Foto: Anderson Junque / TV TODODIA

Desde o meio dia deste sábado (25), está sendo realizado pela Prefeitura de Americana o Festival “Itália na Brasil”, no CCL (Centro de Cultura e Lazer) em Americana. O evento trará grandes nomes como os cantores italianos Mafalda Minnozzi e Tony Angeli, além dos Tenores do Brasil (Ricardo Regis e Marcello Zanluchi), para a comemoração dos 150 anos de imigração no País.

As apresentações do pianista Mateus Pavan, da Banda Municipal “Monsenhor Nazareno Maggi”, da cantora Valéria Cruz, do cantor Odivan, do Corda Coral “Maestrina Marília Andrade” e do Coral Ítalo Brasileiro também fazem parte da programação, que irá das 11h às 22h nos dois dias (sábado e domingo). O festival contará com uma gastronomia de qualidade e outras atividades em celebração a cultura italiana em um total de 22 horas de programação.

A reportagem da TV TODODIA esteve no primeiro dia do evento e conversou com a secretária de Cultura e Turismo, Marcia Gonzaga Faria sobre a primeira edição de um evento onde vai reunir não somente aqueles que gostam da cultura italiana, mas também quem gosta de um de uma gastronomia italiana e prestigiar grandes nomes da música italiana. “Americana é composta por quase 70% da população de imigrantes italianos, então a gente está comemorando 150 anos de imigração italiana no Brasil e 138 anos de imigração de Americana. Então nada mais justo do que fazer um evento italiano com música e gastronomia italiana. Inclusive hoje temos a tarde toda com a apresentação do pianista e encerra à noite com Tony Angeli, amanhã teremos os tenores do Brasil e encerramos a noite, às 20 horas com Mafalda Minnozzi”, disse a secretária.

De acordo com o organizador do evento, Thiago Barreto, o público pode esperar uma boa variedade comida italiana.” A gente tentou trazer qualidade com variedade, então tem para todos os gostos e idades. Temos risoto, tem nhoque, tem lasanha, tem polenta, tem cannoli – um docinho maravilhoso, tem um hambúrguer artesanal com molho pesto e pepperoni,adaptado para a galera que gosta, enfim é uma curadoria bem temática para o evento, e frisando trazer esses pratos tradicionais da Itália, e é isso esperando que o público goste e venha participar, é um ambiente familiar, seguro, bacana. Tem chopinho, tem vinho, tem muita coisa”, enfatiza o organizador.

A entrada para o festival é solidária com a doação de pacotes de macarrão que serão destinados para montagens de cestas básicas entregue para famílias em situação de vulnerabilidade que o Fundo Social de Solidariedade de Americana atende.

O festival “Itália na Brasil” tem o apoio da empresa Fitas Progresso. O CCL está localizado na Avenida Brasil, nº 1.293.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também