domingo, 3 maio 2026
EDUCAÇÃO E INOVAÇÃO

Adolescente de Americana transforma matemática em histórias e apresenta livro na Bett Brasil

Estudante de 14 anos aposta em narrativa leve para aproximar jovens da disciplina
Por
Diego Rodrigues
No livro Operação Matemática, conceitos da disciplina aparecem em meio a personagens, viagens no tempo e até uma missão para salvar a humanidade. Foto: Raul Rodrigues/TV TODODIA

Aos 14 anos, o estudante Eduardo Fonseca, de Americana, desenvolveu um projeto que une matemática e narrativa. O resultado é o livro “Operação Matemática”, que será apresentado na Bett Brasil, feira de tecnologia e educação que ocorre entre os dias 5 e 8 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Com participação em competições acadêmicas, o estudante também ganhou projeção ao integrar o quadro Pequenos Gênios, do programa Domingão com Huck. A partir dessa experiência, passou a explorar novas formas de abordar a disciplina.

Matemática como narrativa
A proposta do livro surgiu da ideia de transformar conceitos matemáticos em uma história com elementos de ficção. “Eu pensei em fazer uma história e juntar com a história da matemática, tipo a origem com a narrativa”, explica o estudante.

Na obra, conteúdos da disciplina aparecem inseridos em uma trama com personagens, viagens no tempo e situações fictícias. O autor relata que buscou equilibrar o conteúdo técnico com uma linguagem acessível.

“Foi um pouquinho complicado, porque eu não queria que ficasse muito técnico, pra não ficar chato. Deu um trabalhinho equilibrar a narrativa com o conteúdo”, afirma. “Mas, depois de bastante tempo revisando, eu acho que consegui.”

Da televisão à publicação
A participação no quadro Pequenos Gênios contribuiu para ampliar o interesse do estudante por diferentes áreas do conhecimento. “Eu sabia que era bom em matemática, mas nos treinos percebi que também era bom na parte das letras”, relata.

Após a exibição do programa, ele foi procurado por uma editora, o que possibilitou a publicação do primeiro livro. “O programa me abriu portas. Depois do primeiro livro, vi que não era tão difícil quanto eu imaginava”, afirma.

Atualmente, o estudante trabalha no desenvolvimento de novos projetos, mantendo a proposta de ampliar gradualmente o conteúdo produzido.

Participação em evento educacional
A presença na Bett Brasil é vista como uma oportunidade de apresentar o trabalho a um público ligado à educação.

“É muito legal, porque é um evento de educação, muito importante. Vou poder levar um livro sobre matemática para um público que gosta de aprender. Acho que vai ser muito bacana”, afirma.

A expectativa é que a obra alcance novos leitores e contribua para ampliar o interesse de estudantes pela disciplina.

Acompanhamento familiar
O desenvolvimento do estudante é acompanhado pela família. O pai, Abelardo Fonseca, afirma que a evolução está relacionada à dedicação contínua. “Ele é uma criança inteligente, mas com foco e disciplina. Está sempre buscando se desafiar”, relata.

Segundo ele, diferentes métodos de estudo foram adotados ao longo do tempo, incluindo atividades como Kumon, Soroban e programação. “A gente buscou alternativas como Kumon, Soroban, programação. Ele sempre estudou todos os dias”, afirma.

Para o pai, a constância nos estudos é determinante no processo de aprendizado. “Não é só inspiração ou talento. Tem que ter transpiração e, na minha opinião, isso é o mais importante”, diz.

Ele também destaca a importância da prática contínua no desenvolvimento de habilidades. “Não adianta ser inteligente se não desenvolver isso. Grandes atletas chegaram longe porque treinaram muito, foram além do básico”, afirma.

Aprendizado gradual
O estudante afirma que o aprendizado em matemática ocorre de forma progressiva, com construção de base ao longo do tempo. “Matemática não é um monstro. Você tem que encarar um passo por vez. Não vai entender tudo de uma vez, mas aos poucos vai construindo uma base e ficando mais fácil”, orienta.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também