Equipamento foi adquirido com verba intermediada pelo deputado Vanderlei Macris para agilizar demandas na unidade de saúde
O HM (Hospital Municipal) Dr. Waldemar Tebaldi, de Americana, começou a operar nesta terça-feira (9) um novo equipamento em seu laboratório de análises. O aparelho Vitek 2 Compact realiza as análises das culturas microbiológicas de forma automatizada, o que permite rápida identificação do germe causador da infecção.
Segundo a prefeitura, a nova tecnologia vai diminuir o tempo de resultado do exame e direcionar melhor o espectro dos antibióticos a serem utilizados. Com isso haverá evolução no tratamento e maior agilidade na alta do paciente.
O novo aparelho foi adquirido por meio de recursos do Ministério da Saúde, oriundos de uma emenda parlamentar do deputado federal Vanderlei Macris (PSDB), no valor de R$ 5 milhões.
De acordo com o HM, o novo instrumento vai possibilitar também que o protocolo de sepse seja executado de maneira mais efetiva, melhorando o diagnóstico das infecções.
Por enquanto, o aparelho vai atender às demandas internas do HM e da UAD (Unidade de Atendimento Domiciliar), devido ao perfil microbiológico dos pacientes dessas unidades.