
Neste 13 de junho, dia de Santo Antônio, o “santo casamenteiro”, data especial celebrada na comunidades de Santo Antonio, e em Americana não é diferente. Após as duas missas celebradas no período da manhã, realizou-se a benção e venda do tradicional bolo do padroeiro da cidade.
A data é comemorada um dia depois do Dia dos Namorados e os fiéis fazem orações para conquistar um bom casamento ou namoro. No entanto, a devoção a Santo Antônio vai muito além do que apenas aquele que resolve dificuldades amorosas.
Em entrevista à reportagem do Todo Dia, o padre Valdinei, da Basílica Santuário de Santo Antônio de Pádua celebra o dia do santo padroeiro da cidade. “É uma alegria acolher os peregrinos, os fiéis devotos de Santo Antônio, como dizia Dom Darci Nicioli que agora é Bispo de Diamantina, ‘Santo Antonio é de cada lugar’, hoje Santo Antonio é de Americana, comentou o pároco.
Neste ano foram vendidos para os fiéis 2200 pedaços sendo que entre eles existem 150 medalhinhas do santo padroeiro distribuídas no bolo, que é uma tradição, pois quem pega a medalha pode receber uma graça do Santo.

Segundo padre Valdinei, este dia é tão especial, porque além do bolo de Santo Antônio, a equipe de voluntários da comunidade coloca algumas medalhinhas de Santo Antonio dentro de um saquinho na embalagem do bolo.
“Vamos ver quem pode ser o sortudo a encontrar a medalhinha. O povo que tem essa fé em Santo Antonio como casamenteiro, que ele abençoe as famílias com os namorados e que encontrem pessoas boas. E também alegria para acolher na nossa festa que continua nesta noite”, enfatizou o sacerdote.
Nesta edição houve uma mudança, o bolo foi cortado antecipadamente por precaução depois da pandemia da Covid-19, sendo que nos anos anteriores era cortado presencialmente. O valor de cada pedaço é de R$15 reais.
Tradição do pão de Santo Antonio

Além do bolo do padroeiro, depois da missa teve a entrega do tradicional pão de Santo Antonio aos fiéis.
A tradição dos pãezinhos de Santo Antônio surgiu quando o santo padroeiro pegava os pãezinhos do convento e dava aos mais necessitados, pobres e doentes que por sua vez afirmavam ficar curados ao comê-los.
Assim, surgiu a tradição de abençoar os pãezinhos na trezena de Santo Antônio e partilhar para os devotos.

123ª Festa de Santo Antônio promove encerramento com almoço
São um mês de festa, que iniciou em 18 de maio com várias atrações, shows musicais, comidas típicas e entre outros, tendo o encerramento no dia 18 deste mês de maneira especial.
Neste ano, a 123ª edição da tradicional Festa de Santo Antônio conta com almoço especial para encerrar as festividades que vai acontecer no dia 18 de junho, às 11h. O cardápio irá contar com Paella Caipira e salada verde.
Quem quiser prestigiar a festa, os convites podem ser adquiridos na secretária da Basílica ou pelos telefones: (19) 3461-5126 ou (19) 3648-3518, até o dia 17 de junho ou durante os dias da Festa de Santo Antônio e custam R$ 30,00, exceto sobremesas e bebidas.