terça-feira, 13 maio 2025

Moraes quer saber sobre arrecadação de valores em motociata até Americana

Ministro atendeu pedido do PDT em ação eleitoral  

Alexandre de Moraes quer que uma associação de Campinas comunique o valor arrecadado ou repassado para a motociata (Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil)

Ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes quer que uma associação de Campinas comunique o valor arrecadado ou repassado para a motociata que ocorreu em abril saindo do sambódromo de São Paulo para Americana.

Moraes exigiu que a instituição informe se há alguma ligação com o presidente Jair Bolsonaro (PL).

A determinação ocorre em razão de ação eleitoral do PDT no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), onde Moraes é vice-presidente.

O PDT alega que houve venda de ingresso no valor de R$ 10 para uma área restrita e que poderia configurar caixa dois, uma vez que recursos foram arrecadados “à margem da contabilização oficial de campanha”.

“A ‘invisibilidade’ de doações no financiamento de campanhas prejudica a transparência do sistema eleitoral, afetando a plena aplicabilidade dos princípios de sustentação do sistema democrático de representação popular”, disse Moraes.

“Dessa forma, a divulgação ostensiva dos nomes dos doadores de campanha e dos respectivos destinatários possui a aptidão de viabilizar uma fiscalização mais eficaz da necessária lisura dos processos de escolha dos detentores de mandato político”, continuou o ministro.

Os valores foram pagos para a Associação Mensagem de Esperança Campinas.

A motociata ocorreu em meio ao evento chamado “Acelera para Cristo” saindo de São Paulo até Americana.

O fluxo de veículos foi bloqueado na Rodovia dos Bandeirantes por mais de quatro horas.

O evento gerou custo de cerca de R$ 1 milhão para mobilização das forças policiais estaduais.

(As informações são do UOL). 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também