quinta-feira, 18 abril 2024

Multas de trânsito caem 13,5% em Americana

 Férias e campanha de conscientização ajudam a reduzir índices na cidade

BLITZ | No total, foram 5.178 multas no mês de julho (Foto: Arquivo)

Americana contabilizou no mês de julho uma redução de 13,5% no volume de multas aplicadas na cidade, comparado ao mês anterior, segundo dados disponibilizados pela Prefeitura. O secretário-adjunto de Trânsito, Pedro Peol, credita essa redução às campanhas promovidas pela administração a respeito da conscientização no trânsito, como a “Maio Amarelo”. 

Em junho, as autoridades realizaram 5.988 advertências de trânsito. Já no mês seguinte, este número caiu para 5.178. Uma redução de 810 multas em apenas um mês.

Segundo o professor da Unicamp e especialista em trânsito Carlos Alberto Guimarães, essa redução também ocorre durante o mês de férias escolares. “Julho é o mês de férias escolares, onde tem o menor número de trânsito, menos carros circulando. Em São Paulo, as multas caem quase 20% e o rodízio de trânsito é cancelado”, lembrou.

 As multas aplicadas por fiscalização eletrônica de velocidade (radar ou lombada) tiveram uma redução de 13,6%, caindo de 3.448 para 2.978. Já as multas referentes ao avanço de semáforo ou parada sobre a faixa aumentaram de 303 para 308, o que representa um aumento de 1,6%.

As multas aplicadas por agentes de trânsito tiveram a redução do índice em 15,5 %. Em junho, as advertências de trânsito chegaram a 2236, e reduziram para 1889 em julho.

CAMPANHAS
Para Pedro Peol, as campanhas de conscientização de trânsito realizadas em maio deste ano e setembro do ano passado são o principal fator para a diminuição das advertências de trânsito. “A população tem se conscientizado com as campanhas que promovemos em setembro do ano passado e em maio deste ano. Em setembro, promovemos a ação com carros batidos pela cidade, para conscientizar a população e isso gerou bons resultados”, disse.

ARRECADAÇÃO
Mesmo com a queda na aplicação de multas de trânsito, a arrecadação teve um aumento de 11,6% em um mês. Em junho, a prefeitura arrecadou R$ 1.556.109,86, enquanto em julho, o valor subiu para R$1.737.299,90. De acordo com o especialista, o número de multas deve voltar a subir no mês de agosto devido ao retorno das aulas e maior presença de veículos nas ruas.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também