segunda-feira, 14 julho 2025

Nomes de destaque em Americana

Encontros visam aperfeiçoar formação de professores locais 

AMERICANA | Gabriel O Pensador e ator Luciano Szafir abriram a Semana da Educação (Foto: Divulgação)

A 30ª Semana da Educação de Americana foi aberta nesta segunda-feira (17) com a presença de nomes nacionalmente reconhecidos da literatura, da música e da educação no Teatro Municipal Lulu Benencase. Participaram do evento o escritor Manuel Filho, autor de mais de 80 livros; o escritor e compositor Gabriel O Pensador e o ator Luciano Szafir, representante do Programa Educacional Planeta Leitura da Editora Melhoramentos, que publica livros adotados pela Secretaria de Educação de Americana.

Com o tema “O pulsar das relações no ambiente escolar”, a 30ª Semana da Educação vai debater, até esta quarta-feira (19), as responsabilidades individuais e coletivas na construção de uma escola acolhedora e com ambiente escolar sadio e funcional. O evento é realizado pela Secretaria Municipal de Educação, com atividades educativas e culturais realizadas no Teatro Municipal e através do Canal Educa Americana no YouTube, com a presença on-line de pais e responsáveis pelos alunos. Profissionais da Educação Infantil e do Ensino Fundamental da rede municipal são o público principal dos encontros, realizados com o objetivo de aperfeiçoar a formação e qualificação profissional.

“A Semana da Educação voltou presencial e em grande estilo, à altura do que a nossa rede merece, à altura do que a rede construiu e à altura do reconhecimento que nossa rede conquistou com seu trabalho de qualidade”, afirmou o secretário de Educação, Vinicius Ghizini.

O escritor Manuel Filho falou aos educadores sobre a importância das bibliotecas públicas na formação dos cidadãos, com a palestra “As muitas histórias de um livro”. “Na minha casa não tinha livro, na minha escola não tinha livro, mas do outro lado da rua da escola tinha uma biblioteca, onde aprendi o que era literatura, música e teatro”, disse.

Em sua apresentação, o escritor recomendou a leitura de clássicos como Quincas Borba, de Machado de Assis, Os Lusíadas, de Luís de Camões e Rei Lear, de William Shakespeare.

Já o artista Gabriel O Pensador, autor de três livros infantis, falou sobre o tema “Incentivo à leitura e à música – transformando a vida das pessoas”.

“Passei por muitas escolas na minha vida e tive a sorte e o prazer de conhecer métodos e estilos de escolas diferentes. Vi como é talento e vocação o trabalho de vocês. Além da capacidade de passar o conteúdo escolar obrigatório, a presença de professor tem um papel muito mais importante que isso, que é o acolhimento”, disse.

As atividades da Semana da Educação continuam nesta terça-feira (18), às 19h, no Teatro Municipal, com a programação cultural conduzida pelo compositor, poeta e professor Renan Inquérito e pelo cantor, compositor e ator Fernando Anitelli, criador do projeto O Teatro Mágico, com o tema “Parada poética”.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também