terça-feira, 27 fevereiro 2024

OMA abre temporada de observação do planeta Saturno

Além da observação de Saturno, os visitantes receberão informações sobre sua órbita, satélites e movimentos

O Observatório Municipal de Americana (OMA) abre a partir desta semana a visitação para a observação do planeta Saturno, o planeta dos anéis. A entrada é gratuita e ocorrerá nas sessões nas noites de quartas e sextas-feiras. As visitas são realizadas em grupos de 10 pessoas a cada hora, a partir das 19h, em um total de quatro grupos por noite. É necessário o agendamento pelo telefone (19) 3408-4800.

“Saturno é o sexto planeta por ordem de distância ao Sol, localizado entre as órbitas de Júpiter e Urano. É o segundo maior planeta, depois de Júpiter, e um dos planetas gasosos do sistema. É, também, o de menor densidade”, explicou o astrônomo, Carlos H. A. Andrade, responsável técnico do OMA.

O aspecto mais característico de Saturno é o sistema de anéis, perfeitamente visível pelos telescópios do OMA, segundo Andrade. “Visível facilmente a olho nu a partir das 19h no horizonte Leste, o planeta provoca sucessivas exclamações quando observado pelo telescópio. A visão de seus anéis é algo que realmente impressiona”, disse.

Além da observação de Saturno, os visitantes receberão informações sobre sua órbita, satélites e movimentos. “Além dos planetas, uma série de outros astros são rotineiramente observados no OMA, indo desde estrelas duplas, até nebulosas, aglomerados estelares e cometas – estes últimos, desde que estejam visíveis desde nossa região”, destacou o astrônomo.

A Sectur ressalta que, em caso de tempo nublado ou chuva, a agenda é cancelada, sendo necessária a marcação de uma nova data de observação. Crianças menores de 5 anos não podem entrar na cúpula por questões de segurança e têm acesso ao terraço do Observatório na companhia de um adulto.

O acesso ao observatório se dá pela entrada do Jardim Botânico Municipal “Prefeito Carroll Meneghell”, localizado à Rua Abrahim Abraham, s/nº, no bairro Parque Residencial Nardini.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também