quarta-feira, 24 abril 2024

Precário, prédio do CCZ corre risco de desabar, aponta laudo

Imóvel que abriga 70 cães, 80 gatos e tem funcionários pode ser interditado pela Defesa Civil, na Praia Azul

Risco | Imóvel que abriga o Centro de Controle de Zoonoses tem diversas rachaduras (Foto: Reprodução

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Americana, na Praia Azul, corre o risco de interdição pela Defesa Civil após laudo apontar a presença de rachaduras profundas em todos os cômodos, com chance de desabamento do imóvel.

A casa onde funciona o CCZ abriga atualmente 70 cães e 80 gatos que correm riscos com a ameaça de desabamento, além dos 29 funcionários e visitantes que vão ao local adotar os animais.

“Temos grande preocupação, pois pode ter riscos de cair parte da casa. E como dentro da casa existem vidas, precisamos de um laudo do engenheiro de obras. Senão teremos que interditar o local com urgência. Está muito perigoso mesmo”, aponta o laudo da Defesa Civil de Americana, realizado na segunda-feira (16).

“Nós fizemos uma vistoria e realmente tem bastante trincas, profundas. A parte de fora tem uma coluna quase saindo fora do local. Se não for feito nada, teremos de interditar o local”, declarou o diretor da Defesa Civil de Americana, João Miletta.

De acordo com Miletta, o laudo foi apresentado ao prefeito de Americana Chico Sardelli (PV) na terça-feira (17) e o prefeito se comprometeu em ajudar, aguardando liberação de verba para solucionar o problema. Enquanto isso, a Defesa Civil informou que continuará monitorando o CCZ.

O laudo foi solicitado pelo vereador Gualter Amado (Republicanos). “Na realidade, agora a prefeitura vai ter que tomar providência porque deixar aqueles funcionários, os frequentadores e os animais com risco do jeito que está não pode”, comentou Gualter.

A vereadora Nathália Camargo (Avante) diz ter protocolado vários requerimentos questionando o Executivo sobre a estrutura do CCZ, os atendimentos veterinários e sobre uma maior divulgação dos eventos que serão realizados.

“Precisamos ter um olhar mais amplo e responsável sobre a causa animal. Hoje o local onde são realizados os atendimentos encontra-se em uma situação precária, colocando em risco os funcionários, animais e as pessoas que frequentam o local” disse Nathália.

Segundo a Prefeitura de Americana, o processo foi encaminhado à Secretaria de Obras para que um engenheiro realize a avaliação do local na próxima semana.

Além de oferecer cuidados aos animais, principalmente àqueles em situação de rua, o CCZ também é responsável por realizar as castrações de animais na cidade de Americana.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também