quinta-feira, 25 abril 2024

Quase 400 famílias perdem benefício do Auxílio Brasil em Americana

Secretaria de Assistência Social informou que pessoas atendidas estão preocupadas com a transição do programa federal e têm dúvidas sobre a manutenção do benefício

Conforme a base de dados do CadÚnico, a folha de pagamento do Bolsa Família em outubro foi em torno de 4,5 mil famílias. Neste mês, com a vigência do Auxílio Brasil, até ontem foram 4.129 famílias para receber o auxílio (Foto: Rafael Henrique/SOPA Images/LightRocket via Getty Images)

A mudança do Bolsa Família para o Auxílio Brasil não só preocupa famílias em Americana, como já demonstra queda na quantidade de atendidos. É o que mostra balanço prévio da Secretaria de Assistência Social, a pedido do TODODIA.

Conforme a base de dados do CadÚnico (Cadastro Único), a folha de pagamento do Bolsa Família em outubro foi em torno de 4,5 mil famílias, sendo que aproximadamente 1,5 mil estavam na fila de espera para ingresso no Bolsa Família, em situação de extrema pobreza e pobreza. Neste mês, com a vigência do Auxílio Brasil, até ontem foram 4.129 famílias na folha de pagamento.

A Secretaria de Assistência Social também informou que tem recebido muita demanda das famílias preocupadas com a transição, com dúvidas sobre a manutenção do benefício no novo formato do Auxílio Brasil e também para cadastramento e atualização cadastral na Central do Cadastro Único.

“As orientações do Ministério da Cidadania do Governo Federal até o momento estão limitadas nos materiais de perguntas e respostas publicados, com a instrução de orientarmos as famílias a baixar o aplicativo do Auxílio Brasil ou em ligar no 121 para obter maiores informações sobre as situações individuais”, informou a pasta.

As famílias estão sendo atendidas e orientadas por todas as unidades dos Centros de Referência de Assistência Social e pela Central do Cadastro Único.

Para realizar novos cadastros ou fazer a atualização cadastral, as famílias podem entrar em contato para agendamento do atendimento pelo telefone (3471-6220) ou presencialmente na Central do CadÚnico. 

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