Restauro começou em janeiro do ano passado com prazo de oito meses; quase dois anos depois, patrimônio histórico aguarda conclusão da reforma
A Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo) de Americana estimou para até o final de outubro a conclusão da reforma da Estação Cultura, no Centro, e mais uma vez o prazo previsto não se concretizou. As obras de restauração de um dos patrimônios históricos de Americana – iniciadas em janeiro de 2020 com prazo previsto de oito meses – continuam pendentes quase dois anos depois, e uma nova projeção de entrega é para o fim deste mês, a tempo de o local fazer parte da programação de eventos natalinos, conforme o secretário de Cultura, Fernando Giuliani.
Ele afirma que o prazo é, de fato, novembro, mas havia uma expectativa de antecipação que não ocorreu, devido a percalços com matéria-prima. Agora, os trabalhos são de acabamento em itens como parte elétrica, forro e piso, além das cercas e fachada do prédio.
A restauração é executada pela Rumo Logística, que tem a concessão da linha férrea.
Em relação ao novo atraso e novas projeções de conclusão, a empresa enviou a seguinte nota: “A concessionária esclarece que por se tratar de imóvel tombado (pelo patrimônio histórico), foi necessária uma busca pela madeira correta para a estrutura do forro da estação. O material já foi providenciado e as obras devem ser concluídas nas próximas semanas”.
Para o restauro, há questões legais em relação aos materiais, como explicou Giuliani, a exemplo de madeiras que atualmente não têm permissão para comercialização.
Museu Ferroviário, salas para cursos e retomadas de shows estão nos planos para a reabertura do local, que deve funcionar como “Casa do Papai Noel” e receber árvore natalina, em parceria entre a prefeitura e entidades.
Um Concerto Natalino com a Banda Municipal Monsenhor Nazareno Maggi na estação, inclusive, já foi inserido no calendário da Sectur para o dia 15 de dezembro.
MANUTENÇÃO
Inicialmente o custo previsto da obra era em torno de R$ 900 mil, mas a Rumo não informou valores atualizados de investimento no projeto.
Também ficará nas contas da concessionária a implantação de um sistema de segurança para coibir, entre outros crimes, furto de materiais, a exemplo de fiação, um dos mais visados.
Renovada com materiais exclusivos como tinta repelente e cal envelhecido, além da recomposição de outros materiais originais, a estação demandará, também, manutenção diferenciada, como prevê o secretário.
A localização em si já é um desafio, entre a linha férrea e terminal de ônibus, ou seja, com a frequente circulação de veículos pesados.
De acordo com Giuliani, a manutenção estrutural anual deve ser bancada com recursos do Fundo de Turismo.