terça-feira, 24 junho 2025

Secretário afirma que fila para cirurgias eletivas diminui 30% na região

Jean Gorinchteyn esteve em Americana visitando a Carreta de Mamografia e a Unacon 

A previsão agora é para zerar a fila até o fim de 2022, segundo o secretário (Foto: Leonardo Matos)

O secretário de estado de Saúde, Jean Gorinchteyn, visitou nesta sexta-feira (16) a Carreta de Mamografia, do programa Mulheres de Peito, e a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), em Americana, e afirmou que o mutirão feito pelo governo para zerar a fila para cirurgias eletivas reduziu a espera em 30% na região até o momento. A meta inicial do governo era zerar a fila até outubro. A previsão agora é para zerar a fila até o fim de 2022, segundo o secretário.

Questionado pelo TODODIA a respeito do mutirão das cirurgias eletivas em Americana e região, que foi anunciado em junho pela Secretaria de Saúde do Estado, Gorinchteyn disse que 30% das cirurgias foram realizadas só na região de Campinas. “Mais de 30% das cirurgias foram realizadas só na região de Campinas. Nós pretendemos até o final do ano encerrar essa fila, tanto das avaliações quanto dos procedimentos”, disse o secretário.

Segundo os dados da Secretaria de Saúde do Estado, o mutirão das cirurgias tinha o objetivo de zerar a fila de mais de 71,4 mil cirurgias eletivas na região que abrange o Departamento Regional de Saúde (DRS-7) de Campinas, que atende pacientes de Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Nova Odessa, Sumaré, Hortolândia, Paulínia e Monte Mor.

O vice-prefeito Odir Demarchi (PL) e o vice-presidente da Câmara de Americana Lucas Leoncine (PSDB) acompanharam a visita do secretário na Carreta de Mamografia na cidade.

“Temos quatro carretas espalhadas por todo estado de São Paulo. Nós intensificamos esse programa, porque antes tínhamos apenas duas carretas e agora passamos ter essas quatro, dando a possibilidade para um número maior de mulheres terem esse exame disponibilizado na porta da sua casa”, disse o secretário. 

(Foto: Leonardo Matos)

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também