domingo, 9 fevereiro 2025

Subinspetora capacita colegas da Gama para atendimento aos portadores de transtorno espectro autista

Ela tem uma filha de quatro anos com autismo e ministrou o curso para todos os guardas municipais 

A Subinspetora Thabata promoveu na sede da Gama (Guarda Municipal de Americana) um treinamento para capacitar todo o efetivo no atendimento qualificado aos portadores de transtorno espectro autista.

Ela tem uma filha, de quatro anos, com autismo e conta que os companheiros não tinham conhecimento sobre o assunto. Por ter capacitação necessária e conhecimento de causa, ela se viu na obrigação de transmitir todo o seu conhecimento aos colegas.
“Como abordar? Cheguei a passar vídeo de uma abordagem policial de uma série e queria saber se eles sabiam como lidar com a situação. O comando da guarda me convidou para preparar uma instrução voltada a primeiros atendimentos. Eu montei uma instrução realmente voltada ao nosso dia a dia e o que fazer em algumas situações. Uma das questões foi o autismo”, detalhou.
O curso teve duração de três horas para todos os guardas municipais e foi ministrado pela durante o mês de fevereiro. Thabata é guarda há 12 anos, enfermeira e possui cinco pós-graduações (em urgência e emergência, saúde mental, enfermagem do trabalho, saúde pública e saúde da família, e obstetrícia).

O curso teve como base, detalhar os sinais característicos, a forma adequada de abordagem, as principais violências sofridas por esse público, assim como a legislação (Lei Municipal nº 6.607) e as entidades e profissionais a serem acionados ao lidar com situações desta natureza. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também