Cidade segue estado e antecipa início da imunização contra Influenza em idosos acima dos 80 anos
A Secretaria de Saúde de Americana anunciou nesta quinta-feira (24) que vai antecipar de 4 de abril para o próximo domingo (27) o início da vacinação contra a gripe (Influenza) em idosos na cidade. A imunização domingo será durante o “Dia de Mobilização para Vacinação”, que será realizada em todo o estado de São Paulo.
A antecipação da campanha segue o mesmo calendário da Secretaria Estadual da Saúde, sendo que neste domingo, apenas idosos com 80 anos ou mais irão receber a vacina.
Os idosos com 60 anos ou mais serão contemplados a partir do dia 4 de abril, data oficial para o início da campanha.
Em Americana, o posto de vacinação no domingo será na UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro Vila Gallo, com atendimento por livre demanda (sem necessidade de agendamento), das 8h30 às 15h30. Durante a semana, a vacinação continua para esse público em todas as unidades básicas de saúde, das 13h às 15h30.
De acordo com o calendário da Secretaria Estadual de Saúde, a partir de 4 de abril a vacina será destinada aos idosos com 60 anos ou mais e profissionais de saúde. No dia 2 de maio será a vez das crianças com idade entre seis meses e cinco anos, além das gestantes e puérperas, receberem o imunizante.
No dia 9 de maio serão os professores de ensino regular (básico e superior), portadores de deficiência permanente, portadores de comorbidades e indígenas. No dia 16 de maio a vacina se estende aos profissionais das forças de segurança, salvamento e armadas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade, incluindo jovens sob medidas socioeducativas.
Sumaré inicia na segunda-feira
Sumaré inicia na próxima segunda-feira (28) a primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Gripe. Neste primeiro momento, a vacina é voltada para idosos a partir de 60 anos e colaboradores da saúde. A vacinação ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, em todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde).
A meta no município é vacinar 23.900 idosos e 4.788 trabalhadores da saúde. Para receber a dose, basta apresentar a Carteira de Vacinação ou documento de identificação em uma das unidades de saúde.
A segunda fase da campanha – com previsão de início em 3 de maio – será para o grupo de crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes e puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades, com deficiência permanente.





