sábado, 5 outubro 2024

Vereadores votam amanhã proibição de lixo de outras cidades em Americana

Sessão extraordinária foi marcada para esta terça-feira (26) 

O vereador, autor do projeto, avalia que a cidade deve impedir o recebimento do lixo de outros municípios (Foto: Arquivo TodoDia Imagens)

Em sessão extraordinária, os vereadores de Americana votam nesta terça-feira (26), às 10h, em primeiro turno, projeto de emenda à Lei Orgânica que proíbe o recebimento de lixo de outros municípios em aterros sanitários de Americana. O projeto é de autoria do vereador Gualter Amado (Republicanos).

Gualter menciona no documento que o projeto visa impedir que a cidade seja uma referência em aterrar lixos regionais. O projeto visa proibir o lixo de outras cidades para tratamento no sistema público ou privado em território municipal.

O documento cita que o Grupo Engep, empresa responsável pela destinação final dos resíduos sólidos, argumentou que precisava dos resíduos das cidades vizinhas para obter recursos para investimentos em novas tecnologias quando houve a votação de nova redação à emenda em 2019.

Na ocasião, a empresa justificou que os recursos seriam utilizados para construção de uma usina para minimizar a quantidade de resíduos para aterramento e dar maior vida útil ao aterro.

O vereador, autor do projeto, avalia que a cidade deve impedir o recebimento do lixo de outros municípios. “Não temos e nunca tivemos garantias de que qualquer empresa construiria ou construirá uma usina de resíduos sólidos naquele local”, disse o parlamentar no projeto. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também