quarta-feira, 8 maio 2024

Vigilância alerta comerciantes sobre golpe em Americana

O golpistas ao final da ligação pedem o número do telefone celular do interlocutor, alegando que precisam enviar o protocolo da chamada. Nesse momento, segundo alguns reclamantes, o telefone acaba sendo clonado

O golpe é feito por telefone, que segundo as vitimas tem o telefone celular clonado ( Foto: Agência Brasil)

A Vigilância Sanitária de Americana informou nesta quarta-feira (28) que desconhecidos estão passando-se por funcionários do órgão e ligando em estabelecimentos comerciais da cidade para aplicar golpe nos proprietários.

Segundo a Vigilância, empresários da cidade relataram que, na maioria dos casos, os golpistas ameaçam interditar ou multar o estabelecimento por alguma infração sanitária, e ao final da ligação pedem o número do telefone celular do interlocutor, alegando que precisam enviar o protocolo da chamada. Nesse momento, segundo alguns reclamantes, o telefone acaba sendo clonado.

“A Uvisa (Unidade de Vigilância em Saúde) esclarece que não atua dessa forma, sendo que as decisões sobre processos em trâmite são tratadas pessoalmente com os interessados”, informou a Prefeitura de Americana, em nota oficial.

“Às vezes ocorre de ligarmos para os proprietários de estabelecimentos, mas isso apenas para solicitar a vinda deles até o setor e tratar do processo pessoalmente”, explicou a coordenadora da Vigilância Sanitária, Eliane Ferreira.

O setor orienta para que o cidadão, ao receber esse tipo de ligação, tente obter a identificação de quem está falando e diga que irá confirmar a veracidade da informação junto à Vigilância Sanitária.

“E nunca permita que pessoas sem a devida identificação do órgão municipal adentrem o estabelecimento, com o propósito de realizar uma “fiscalização” no local”, complementa o órgão. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também