sábado, 20 abril 2024

Área Azul digital começa com orientação aos condutores em Americana

O primeiro dia de operação da Área Azul digital em Americana, ontem, transcorreu dentro do esperado pela Estapar (Hora Park Sistema de Estacionamento Rotativo Ltda.), empresa contratada para gerir o sistema de estacionamento rotativo informatizado pago na cidade durante os próximos dez anos.

Monitores da empresa atuaram em 12 dos 44 terminais de autoatendimento (conhecidos como “parquímetros”) apenas orientando os condutores, que só terão de pagar para estacionar nas vagas determinadas a partir de 1º de fevereiro. Até lá, a fase é apenas de orientação sobre o novo serviço.

O total de vagas da Área Azul foi ampliado de 600 para 2.020, que foram distribuídas em 139 setores na área central e bairros adjacentes. Destes, 129 terão permanência máxima permitida de duas horas de estacionamento.

Em outros dez, nas proximidades de hospitais, clínicas médicas e na Praça do Trabalhador, será possível parar por até quatro horas. A empresa deve concluir esta semana a sinalização de todos os setores.

Além das áreas onde já funciona a Área Azul, como o Centro da cidade, o sistema abrange outras regiões, como Vila Medon, Vila Pavan, Girassol, entre outros bairros.

Do total de vagas, 382 serão destinadas a motocicletas, 108 a idosos, 44 a pessoas com deficiência, 36 vagas para parada rápida (Zona Branca), 24 para carga e descarga e 11 de embarque e desembarque.

Por força de lei municipal, idosos e pessoas com deficiência terão gratuidade de até duas horas nas vagas específicas para cada público.

Até o dia 31 de janeiro, haverá apenas orientação aos usuários, sem a cobrança de tarifa.

A partir de 1º de fevereiro, será obrigatório o registro da placa do veículo e o setor estacionado no sistema informativo, sob pena de multa.

“Ainda assim, haverá um período de orientação para alertar sobre casos de abusos para que o usuário tenha plena ciência da infração”, afirmou o secretário adjunto de Obras e autoridade municipal de trânsito, Eraldo Camargo, durante apresentação do novo sistema à Imprensa, no auditório Villa Americana, no Paço Municipal, na semana passada.

Ele garantiu que as multas serão aplicadas somente a partir do dia 5 de fevereiro.

 
 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também