terça-feira, 23 abril 2024

Área Azul inicia novas mudanças hoje em Americana

Quem deseja utilizar uma das 2.020 vagas de Área Azul digital em Americana passa a contar, a partir desta segunda-feira (11), com novas regras implantadas pela Prefeitura e pela Estapar (Hora Park Sistema de Estacionamento Rotativo Ltda.), empresa responsável pela administração do sistema de estacionamento rotativo na cidade.

O limite máximo de estacionamento por setor passará de 2 para 4 horas. O valor da hora continua o mesmo: R$ 2,50 para carros e R$ 1,00 para motos.

Além da possibilidade de permanecer até 4 horas com o veículo estacionado em um mesmo setor, há outras duas mudanças sendo implantadas a partir de amanhã.

Uma delas é opção de estacionar por no máximo 30 minutos, com pagamento de meia tarifa, apenas através do aplicativo Vaga Inteligente da Estapar, disponível gratuitamente para smartphones iOS e Android.

Além disso, foram criadas novas vagas no sistema, chamadas de “Área Branca”, próximas aos hospitais, onde é possível deixar o veículo por 30 minutos, gratuitamente. O objetivo é dar agilidade aos atendimentos de emergência.

Esta é a segunda etapa das alterações anunciadas pela prefeitura na Área Azul. No dia 1º deste mês, já tinham entrado em vigor outras duas mudanças em relação ao projeto inicial: os veículos agora podem mudar de setor dentro do período de validade do bilhete, sem a necessidade de novo pagamento; e além disso, quem estaciona próximo aos hospitais tem prazo de até uma hora para comprar a espaço de uso na Área Azul. Antes da mudança, o tempo limite era de 20 minutos.

“São pontos de melhorias que foram estudados e serão implantados para melhor atendimento aos usuários. Após a avaliação (inicial do sistema), foram feitos ajustes e melhorias a pedido da população e da Associação Comercial e Industrial de Americana”, disse o prefeito Omar Najar (MDB) em 28 de fevereiro, data do anúncio das alterações.

NOVO SISTEMA
O sistema informatizado foi implantado em Americana em 14 de janeiro, primeiramente em fase experimental e no início de fevereiro começou a cobrança pelas vagas.

No início, o sistema gerou críticas de usuários. A diretoria da Acia (Associação Comercial e Industrial de Americana) apresentou então uma série de sugestões de melhorias no sistema, que foram levadas em conta pela Administração nas mudanças de agora.

Diretor da Estapar, Adélcio Antonini destacou a boa aceitação do americanense ao aplicativo para registrar o estacionamento por meio do celular.

“Em Americana já temos 15% dos usuários utilizando o aplicativo, um avanço com relação às outras cidades”, disse.

O QUE MUDA
Mudanças em vigor desde o dia 1º:
-Prazo de 1 hora para registrar o pagamento pelo uso de vagas nos setores próximos a hospitais;

-Permissão para estacionar em mais de um setor durante o tempo de utilização adquirido.

Mudanças a partir de amanhã (11):
-Ampliação do tempo máximo de permanência em cada setor de 2 horas para 4 horas;

-Novas vagas especiais em frente aos hospitais, com estacionamento livre por até 30 minutos, para emergências;

-Possibilidade de estacionar por no máximo 30 minutos, pagando meia tarifa.

Fonte: Prefeitura de Americana
 
 
 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também