segunda-feira, 4 março 2024
LAÇO BRANCO

Avenida Brasil recebeu campanha de mobilização pelo fim da violência contra a mulher

A iniciativa compôs a programação dos 21 Dias de Ativismo e Igualdade Racial, promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos
Por
João Victor Viana
Foto: Divulgação

A Campanha Laço Branco, que visa conscientizar os homens pelo fim da violência contra mulheres e meninas, foi realizada na manhã desta quarta-feira (6), em frente ao Paço Municipal de Americana, na avenida Brasil.

A iniciativa compôs a programação dos 21 Dias de Ativismo e Igualdade Racial, que tem sido promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos e Comitê ‘Americana por Elas’.

“De modo geral, nossa intenção é sensibilizar os homens, até por isso procuramos trazer pessoas do sexo masculino para a rua, para fazer essa campanha”, explicou Luís Gustavo Zubinha, que é integrante do CRAS Mathiesen.

As equipes do CRAS (Centro de Referência de Assistência social), do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), juntamente com o apoio da Guarda Municipal (Gama), entregaram materiais de conscientização à população, principalmente aos motoristas que paravam no semáforo em frente à prefeitura.

Através dos panfletos informou-se sobre os tipos de violência, canais de denúncias, orientações e encaminhamentos.
“A conscientização é importante, mas na verdade é também para divulgar que existe um respaldo, que as mulheres saibam que elas podem buscar ajuda com o pessoal da prefeitura, com a Gama, que existem entidades que podem colaborar para que isso (violência) diminua”, esclareceu Zubinha.

A campanha visa o engajamento dos homens para a prevenção da violência de gênero. Os laços brancos distribuídos representam o símbolo da não violência contra a mulher.

Diferentes ações já foram realizadas alertando para outros tipos de violência e preconceitos, principalmente o racismo. Quem explicou, e esteve à frente de grande parte dessas iniciativas, foi a Coordenadora de Políticas Públicas de igualdade racial, Adriana Gomes. “Essa campanha, a principio, eram 16 dias e passou para 21. Nós trabalhamos dentro dos equipamentos, junto de coletivos de matrizes africanas, o preconceito, o racismo, também voltado para as mulheres negras”, detalhou.

Com início no dia 21 de novembro, as atividades dos 21 Dias de Ativismo e Igualdade Racial seguem até 10 de dezembro. A programação completa está no site da Prefeitura: www.americana.sp.gov.br.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também