sábado, 20 julho 2024
DOAÇÃO DE AMOR

Bancos de sangue de Americana estarão abertos nesta sexta, Dia Mundial do Doador de Sangue

Data é utilizada para incentivar a doação
Por
Isabela Braz
Foto: Divulgação

Em celebração ao Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado no dia 14 de junho, os bancos de Sangue de Americana – localizados no Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi e no anexo do Hospital São Francisco – estarão abertos nesta sexta-feira (14).

O objetivo da data é incentivar as pessoas a se tornarem doadoras regulares e conscientizar a população sobre a importância do ato para salvar vidas. O Banco de Sangue do HM funcionará das 8h às 11h30, enquanto no São Francisco o atendimento do Centro de Hematologia será das 7h30 às 12h30.

De acordo com o Ministério da Saúde, uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas, mas o Brasil segue um dos países com as menores taxas de doação do mundo. “Apenas 1,4% dos brasileiros são doadores regulares de sangue. Essa conta acaba não fechando, especialmente em momentos em que questões virais emergem, como dengue, covid e gripes anuais. Naturalmente, já existe uma queda significativa neste período. Este ano, tivemos momentos bem complicados nos quais o aumento de casos de dengue exigiu um maior número de transfusões de sangue e, com o acometimento da doença em muitos doadores, baixaram-se os estoques”, relata a diretora do Centro de Hematologia de Americana, Acacira Araújo.

Para doar não é necessário agendamento prévio para realizar a doação. Os doadores são atendidos por ordem de chegada, mediante fornecimento de senhas. Se a capacidade máxima do estoque de sangue for atingida, as pessoas são orientadas a retornar em outra data.

Foto: Divulgação

A enfermeira do HM Josniele Cristina Bidoia observa que os estoques de bolsas de sangue e hemácias da unidade ficaram em situação crítica nas últimas semanas. “Estamos precisando de doações e solicitamos que a população aproveite essa importante data para fazer esse gesto de amor que ajuda a salvar vidas aqui em Americana”, ressalta.

“Nesse Dia Mundial do Doador, aproveito para agradecer a todos os doadores e, ao mesmo tempo, convocar novos voluntários para esta nobre missão, afinal, esse gesto ajuda a salvar vidas. A doação de sangue é um ato de amor e de solidariedade. Muitas pessoas dependem dessa colaboração para seu restabelecimento, seja por ocasião de uma doença, um acidente ou durante um procedimento cirúrgico”, destaca o secretário de Saúde de Americana, Danilo Carvalho Oliveira.

O acesso ao Banco de Sangue do Hospital Municipal é feito pela Avenida da Saúde, 415, Jardim Nossa Senhora de Fátima. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3468-1739 ou pelo WhatsApp (19) 99148-1067. O HM é administrado pela organização social de saúde Santa Casa de Misericórdia de Chavantes (SCMC), por meio de gestão compartilhada com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Americana.

Já o Hospital São Francisco fica na Praça Francisco Matarazzo, 60, Vila Galo. O telefone de contato do Centro de Hematologia é o (19) 2514-1555.

Critérios para a doação:

  • Não estar em jejum
  • Estar bem de saúde
  • Não ingerir bebida alcoólica nas últimas 12 horas que antecedem a doação
  • Não fumar duas horas antes
  • Pesar mais que 50 kg
  • Ter idade entre 16 e 69 anos (16 e 17 anos deve comparecer acompanhado do responsável legal)
  • Permanecer de repouso no mínimo seis horas na noite anterior da doação
  • Evitar o consumo de alimentos gordurosos
  • Apresentar documento com foto
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também