domingo, 3 março 2024

Bares e restaurantes tiveram saldo de 3.741 novos empregos na Região Metropolitana de Campinas em 2022

As profissões que tiveram mais contratações no país no setor no ano passado foram atendente de lanchonete e cozinheiro geral

O setor de alimentação fora do lar foi um dos principais criadores de empregos no Brasil no ano passado, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mais de 115 mil novos postos de trabalho foram abertos em todo o país, com destaque para a Região Metropolitana de Campinas (RMC), onde bares, restaurantes e similares geraram 3.741 empregos com carteira assinada.

Matheus Mason, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) Regional Campinas, acredita que os números positivos registrados ao longo do ano passado refletem o desenvolvimento econômico proporcionado pelo setor. “É um importante porta de entrada para o empreendedorismo e gera renda para as famílias brasileiras”, ressaltou.

Segundo dados do IBGE, o segmento alimentício possui 35.504 empregos nos 20 municípios da região metropolitana campineira, sendo que os profissionais mais contratados são atendentes de lanchonete (45.193) e cozinheiros gerais (36.828). Paulo Solmucci, presidente nacional da Abrasel, frisa que a maioria das vagas criadas é direcionada principalmente para quem está buscando seu primeiro emprego – muitas vezes resultando na abertura de seus próprios negócios. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também