domingo, 28 abril 2024

Bons de faro: conheça os agentes caninos da GCM de Artur Nogueira

 Canil da Guarda Municipal foi instaurado há quase dois anos; cães estão sendo treinados e Lupy, o mais velho, já auxiliou em diversas apreensões de drogas

Foto: Divulgação

Em uma iniciativa pioneira, o Canil da Guarda Civil Municipal de Artur Nogueira segue auxiliando a corporação policial no combate à criminalidade – principalmente, em operações contra o tráfico de drogas.

Instalado há quase dois anos, atualmente, o projeto conta com quatro cães, que passam por constantes treinamentos e atividades de aperfeiçoamentos. O secretário de Segurança, Dr. Roberto Daher, ressalta que o canil foi planejado logo nos primeiros meses da gestão.

“Estive reunido com o comandante da GCM, Marcelo Fantini, e chegamos ao GCM Carneiro. Sabíamos que ele tinha apreço pelos animais, então o convidamos para participar desse projeto. Os trabalhos começaram logo no início de 2021, com a aquisição do cão Lupy e com a busca por conhecimento, a partir de cursos”, relembra.

Daher pontua a importância dos animais para a GCM. “A alta capacidade dos cães em identificar vários tipos de odores, muitas vezes indetectáveis pelo olfato humano, é um dos diferenciais no auxílio que esses animais proporcionam ao trabalho dos agentes policiais”, frisou.

CONHEÇA OS AGENTES CANINOS

Sem farda ou munição, os agentes caninos são feras em farejar e combater a criminalidade. Apesar das carinhas de bons moços, eles já mostraram para que vieram.

Em operações de tráfico de drogas no município, Lupy – o mais velho – já farejou e localizou 1 tijolo de maconha; 2 porções grandes de cocaína; 481 sppendorf de cocaína; 130 porções de maconha; 30 pedras de crack; 21 drogas sintética, MD, LSD, Ecstasy.

“O Canil da GCM é um grupamento tático de suma importância no combate ao tráfico de drogas, na guarda e proteção. Homem e cão em uma perfeita parceria em prol da segurança de nossa população”, destacou o GCM Carneiro e responsável pelo Canil em Artur Nogueira.

K9 Lupy

K9 Lupy, o primeiro cão da Guarda, chegou em 2021. Da raça Malinois, ele foi treinado no faro de drogas e, em meados de novembro do mesmo ano, já começou a apresentar resultados mesmo sem completar um ano de vida.

Em 2022, o cão fez diversas apreensões de drogas, apoiando outras viaturas da Guarda Civil Municipal, além de prestar apoio a Polícia Civil e Polícia Militar de Artur Nogueira, e a outras cidades da região no combate ao tráfico de drogas: Guarda Civil Municipal de Holambra, Polícia Civil de Holambra, Polícia Civil de Engenheiro Coelho e Guarda Municipal de Engenheiro coelho.

Durante as operações, Lupy é transportado no interior da viatura junto aos policiais, ou no compartimento traseiro, sempre com o máximo de conforto.. 

Foto: Divulgação

Kyara e Vitória

No início de 2022, o canil recebeu mais duas fêmeas (Kyara e Vitória) que deveriam fazer guarda e proteção. No entanto, no curso do treinamento foi notado a falta de aptidão dos cães para as atividades. Elas foram doadas e estão bem em seus novos lares.

Foto: Divulgação

K9 Pandora

Para fortalecer o canil, o município recebeu a K9 Pandora, da raça Malinois. Ainda filhote, o cão está em fase de treinamento e, após preparo, estará pelas ruas combatendo a criminalidade.

Foto: Divulgação

K9 Xerife

K9 Xerife, um pastor cinza, também está em fase de treinamento. O cão já tem sede de justiça e, assim como K9 Pandora, em breve auxiliará nas operações da GCM, na área de guarda e proteção.

Foto: Divulgação

K9 Luky

Para fechar o grupo, está o K9 Luky, um Golden que está sendo treinado e, logo, estará entre a criançada, em projetos a serem desempenhados pela GCM em escolas do município

Foto: Divulgação

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também