quarta-feira, 24 abril 2024

BRK conclui obra de adutora que abastece 80 mil pessoas em Sumaré

Empresa responsável pelos serviços de água e esgoto de Sumaré, a BRK Ambiental anunciou ontem a conclusão da obra de implantação da adutora do Marcelo, beneficiando 80 mil moradores de 55 bairros da região central da cidade.

Com investimento de R$ 1,1 milhão, a nova adutora de água bruta tem 1,3 quilômetro de extensão, 400 mm de diâmetro e é responsável por levar água da Captação da Represa do Marcelo até a ETA I (Estação de Tratamento de Água), localizada na Vila Menuzzo, para tratamento e posterior distribuição à população.

“Essa obra faz parte de um plano de investimento da concessionária que contempla também a modernização e ampliação do sistema ETA I, responsável pelo abastecimento de 30% do município. Atualmente esse sistema depende de três represas (Horto I, Horto II e Marcelo) para abastecer a região central da cidade. Com a nova adutora, associada à ampliação da Estação de Captação, será possível operar com duas das três represas, deixando uma delas de reserva e operando dentro vazões autorizadas”, explica Cleber Salvi, gerente de operações da BRK Ambiental em Sumaré.

A instalação da nova adutora é importante para melhorar e ampliar o abastecimento de água e evitar interrupções no fornecimento à população já que foi construída em PVC Defofo, material mais resistente a rupturas.

Como é uma adutora de água bruta, ela não faz a distribuição para população, mas transporta água da represa do Marcelo para a ETA I. Dessa forma, seu rompimento impacta toda a região abastecida pela ETA I. “Com essa troca reduziremos consideravelmente as intermitências no abastecimento”.

 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também