De acordo com levantamento do Tribunal Superior Eleitoral, o total de votantes com 16 a 34 anos caiu de 246 mil para 210 mil
O número de eleitores com idade entre 16 e 34 anos na região de Americana diminuiu ao longo dos últimos cinco anos, conforme dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) divulgados em junho deste ano. A situação, na análise de especialistas, pode ser prejudicial ao debate democrático, já que a representatividade dessa parcela da população, para os próximos pleitos, será menor.
A reportagem levantou dados de Americana, Hortolândia, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré de 2016 e fez a comparação com os dados atuais divulgados pelo tribunal.
A cada mês, o TSE consolida dados estatísticos sobre o eleitorado brasileiro, mas a divulgação da atualização ocorre esporadicamente. Em anos eleitorais, esses dados são auditados tão logo se encerra o prazo para que os eleitores se registrem ou atualizem suas informações junto à Justiça Eleitoral.
APTOS A VOTAR
De acordo com os números do TSE, a região formada por essas cinco cidades tinha, em 2016, 678 mil eleitores aptos a votar, dos quais 246 mil tinham entre 16 e 34 anos e (36%) e 431 mil (63%) tinham 35 anos ou mais.
Em maio de 2021, os dados mais recentes divulgados pelo TSE, o número total de eleitores caiu para 647 mil (31 mil a menos), assim como o número e a proporção de eleitores com idade até 34 anos: são 210 mil (32%), contra 436 mil (67%) com 35 anos ou mais.
Em relação ao total de eleitores, segundo o TSE, apenas Americana e Sumaré não perderam pessoas aptas a votar nos últimos cinco anos. Elas ganharam 3 mil e 10 mil, respectivamente. Hortolândia, Nova Odessa e Santa Bárbara tiveram diminuição no eleitorado. Em relação ao público com 34 anos ou menos, todas perderam eleitores.
Esta matéria foi útil para você?
Newsletter TODODIA
As mais lidas do dia, direto no seu e-mail. Grátis.
Veja também
Túmulos de Americana, Campinas e Piracicaba preservam lendas e histórias
Sepulturas de pessoas não identificadas, um santuário de matriz africana e a narrativa sobre um padre mantêm tradições vivas nas três cidades
Sebrae-SP oferece cursos gratuitos em Americana e Piracicaba
Programação de novembro e dezembro inclui capacitações em marketing digital, gestão financeira e divulgação de negócios; inscrições são feitas pela internet
Rodoviárias de Campinas e Piracicaba esperam receber 101 mil passageiros no feriado de Finados
Americana também prevê alta na procura; passageiros buscam praias paulistas, capitais e cidades de outros estados