terça-feira, 18 junho 2024

Cai o número de eleitores jovens

De acordo com levantamento do Tribunal Superior Eleitoral, o total de votantes com 16 a 34 anos caiu de 246 mil para 210 mil

BALANÇO DO TSE | Número total na região foi reduzido em 31 mil eleitores em 5 anos (Foto: Arquivo/ TodoDia Imagem)

O número de eleitores com idade entre 16 e 34 anos na região de Americana diminuiu ao longo dos últimos cinco anos, conforme dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) divulgados em junho deste ano. A situação, na análise de especialistas, pode ser prejudicial ao debate democrático, já que a representatividade dessa parcela da população, para os próximos pleitos, será menor.

A reportagem levantou dados de Americana, Hortolândia, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré de 2016 e fez a comparação com os dados atuais divulgados pelo tribunal.

A cada mês, o TSE consolida dados estatísticos sobre o eleitorado brasileiro, mas a divulgação da atualização ocorre esporadicamente. Em anos eleitorais, esses dados são auditados tão logo se encerra o prazo para que os eleitores se registrem ou atualizem suas informações junto à Justiça Eleitoral.

APTOS A VOTAR
De acordo com os números do TSE, a região formada por essas cinco cidades tinha, em 2016, 678 mil eleitores aptos a votar, dos quais 246 mil tinham entre 16 e 34 anos e (36%) e 431 mil (63%) tinham 35 anos ou mais.

Em maio de 2021, os dados mais recentes divulgados pelo TSE, o número total de eleitores caiu para 647 mil (31 mil a menos), assim como o número e a proporção de eleitores com idade até 34 anos: são 210 mil (32%), contra 436 mil (67%) com 35 anos ou mais.

Em relação ao total de eleitores, segundo o TSE, apenas Americana e Sumaré não perderam pessoas aptas a votar nos últimos cinco anos. Elas ganharam 3 mil e 10 mil, respectivamente. Hortolândia, Nova Odessa e Santa Bárbara tiveram diminuição no eleitorado. Em relação ao público com 34 anos ou menos, todas perderam eleitores. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também