sábado, 27 abril 2024
MARÇO LILÁS EM NO

Campanha contra o câncer de colo de útero continua neste sábado

UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Nova Odessa também abrem salas de vacinas
Por
Henrique Fernandes
Foto: Divulgação/Prefeitura de Nova Odessa

O segundo dia do mutirão “Março Lilás” continua neste sábado (16), em Nova Odessa, na rede básica municipal com a coleta de material para exames de Papanicolau no combate ao câncer de colo de útero. O evento é promovido pela Secretaria de Saúde da prefeitura.

A ação ocorre junto com a abertura das salas de vacinação das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do Jardim São Manoel e do Jardim Alvorada para atualizar as cadernetas de crianças, adolescentes e adultos.

Os plantões especiais do “Março Lilás” de 2024 na de Saúde de Nova Odessa tiveram início no último sábado, dia 09/03, na UBS 1, do Centro. Dos 38 agendamentos, apenas 17 mulheres compareceram.

O público-alvo da campanha de conscientização contra uma das doenças que mais atingem as mulheres brasileiras são mulheres de 25 a 64 anos que estão há mais de 3 anos sem fazer a coleta de material para exames de Papanicolau.

Qualquer mulher neste grupo deve procurar a UBS da sua região para fazer seu agendamento. O atendimento acontece sempre conforme o agendamento prévio das pacientes junto às 7 Unidades Básicas da cidade. As mulheres devem comparecer sempre no horário marcado e informado pela equipe.

MAIS TRÊS PLANTÕES

Neste sábado, serão mais três “plantões”, sendo dois deles nas UBSs do São Manoel e do Alvorada – que também estarão com suas Salas de Vacinação abertas. E vai ter coleta de exames de Papanicolau também na UBS 6, do Jardim Marajoara. No outro sábado (23), o plantão vai acontecer na UBS 2, do Jardim São Jorge e região.

Além disso, ao longo de todo o mês, ocorre também a entrega de material informativo sobre o “Março Lilás” e a prevenção ao câncer de colo de útero nas sete UBSs do município, no Ambulatório de Especialidades Médicas, no Hospital e Maternidade Municipal e no PAM (Pronto Atendimento Municipal) do Jardim Alvorada e região.

Lembrando que, em caso de sangramentos vaginais anormais (após relações sexuais, nos intervalos entre menstruações ou na menopausa) e corrimentos de cores mais escuras, é importante que a consulta médica na Rede Primária de Saúde seja feita com urgência, para que se detectado previamente, possa ter maior sucesso na cura.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também