Para estimular o descarte adequado de pilhas e baterias – separadamente de resíduos orgânicos – a prefeitura de Hortolândia instalou 10 coletores específicos para pilhas e baterias em diferentes regiões da cidade. Por meio desta ação, a Administração fortalece a coleta seletiva de materiais recicláveis no município. Os equipamentos foram doados pelo Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos), do qual o município faz parte.
O Consimares fará a retirada das pilhas e baterias dos coletores e encaminhará o material para uma empresa de reciclagem. Para que a população consiga identificá-los, os coletores são de cor alaranjada e têm um adesivo do consórcio colado na parte frontal. A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realizou a instalação dos equipamentos no final do ano passado.
De acordo com a diretora do departamento, Elaine Cristina de Sousa, a população pode descartar nos coletores pilhas e baterias que são utilizadas em celulares e outros tipos de aparelhos eletroeletrônicos. Os recipientes foram instalados em estabelecimentos comerciais e pontos de grande circulação.