quarta-feira, 24 abril 2024

Campinas compartilha experiência de parques lineares com países do G20

A experiência de Campinas na implementação de parques lineares foi compartilhada com países do G20 na manhã desta sexta-feira, 23 de abril, no webinar (teleconferência) “Abordagens de governança multinível para aumento de escala das soluções baseadas na natureza em contextos urbanos”. O município foi representado pelo engenheiro ambiental da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS), Gabriel Dias Mangolini Neves.

O evento foi organizado pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) e pelo PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) no âmbito da presidência italiana.

O encontro apresentou  a experiência dos países do G20 em projetos com enfoque na adoção de soluções baseadas na natureza por meio da integração nas políticas dos principais setores e níveis de governo. Abordou também os processos planejamento, desde a adaptação da  infraestrutura até as políticas urbanas nacionais.

Sobre Campinas, Neves apresentou o índice de áreas sociais verdes na cidade e o programa de implementação de parques lineares como soluções baseadas na natureza.

Os relatos do workshop ajudarão a identificar os princípios orientadores, caminhos, ações e barreiras para expandir as soluções baseadas na natureza nas cidades e irá balizar o documento final que o governo da Itália está produzindo com esta finalidade.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também