terça-feira, 10 setembro 2024

Campinas deve receber imigrantes venezuelanos para redistribuição

A “Operação Acolhida”, criada pelo governo federal para receber os imigrantes venezuelanos que chegam a Roraima, contará com um alojamento de redistribuição em Campinas. A estimativa é que o local fique pronto até março.

Atualmente, a interiorização é feita a partir do alojamento de passagem Rondon 2, em Boa Vista (RR), a principal porta de entrada dos venezuelanos que fogem da escassez de alimentos e de medicamentos, da hiperinflação e da violência que assolam o país governado pelo ditador Nicolás Maduro.

Segundo o major Eduardo Milanez, porta-voz da operação, o abrigo em Campinas, provavelmente em um hotel, agilizará o transporte dos imigrantes para outras cidades por oferecer mais opções logísticas do que Boa Vista.

Desde o primeiro embarque, em 4 de abril, até agora, 4.202 venezuelanos foram interiorizados. Os principais destinos incluem São Paulo, Manaus, Esteio (RS) e Rio de Janeiro.

Atualmente, Roraima conta com 12 abrigos e o alojamento de passagem, que acolhem cerca de 6.500 venezuelanos.

A Operação Acolhida estima que, por falta de vagas, cerca de mil venezuelanos estejam dormindo nas ruas de Boa Vista. Até pouco tempo, apenas a Praça Simón Bolívar, que se tornou o símbolo da migração em Boa Vista, tinha a mesma população. Hoje, o local fechado por tapumes colocados pela prefeitura.

Após a imigração desordenada ter provocado cenas de ruas e praças tomadas e motivado ataques xenófobos, Boa Vista está com as ruas mais vazias do que meses atrás.

Já não há grandes concentrações, embora ainda seja comum venezuelanos pedindo dinheiro e comida ou limpando pára-brisas.

O fim do período eleitoral também ajudou a acalmar os ânimos. Crítico da Operação Acolhida durante a campanha, o governador Antonio Denarium (PSL) agora diz que os mecanismos atuais de interiorização funcionam bem e até defende uma relação pragmática com a Venezuela, principal destino do comércio exterior de Roraima.

 
 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também