sábado, 15 junho 2024
PRÊMIO CIDADES RESILIENTES

Campinas fica em 1º lugar no prêmio Cidades Resilientes do governo do estado; Americana, Sumaré e Paulínia também são contempladas

Premiação aconteceu nesta quinta (22), na presença do Governador Tarcísio de Freitas e certificou 66 cidades; Americana o título de homenagem como cidade resiliente
Por
Isabela Braz
Foto: Marcelo S. Camargo / Governo do Estado de SP

O Governo do Estado de São Paulo entregou nesta quinta-feira (22), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, o prêmio Cidades Resilientes para 66 municípios do Estado de São Paulo. Entre as cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas), a cidade campineira garantiu o primeiro lugar no ranking paulista, com 99,5 pontos.


A premiação foi feita com base nos indicadores de gestão do Índice de Efetividade da Gestão Municipal do programa “Município Verde Azul”, do governo estadual, e da campanha “Construindo Cidades Resilientes”, da ONU (Organização das Nações Unidas).


Além de Campinas, premiada com grau ouro, nas cidades em que a Rede TODODIA realiza cobertura, os municípios de Americana, Paulínia e Sumaré também foram contemplados.


O programa foi criado em 2019 para estimular os municípios paulistas a adotar políticas e ações de redução de risco de desastre e ampliar o acesso a recursos para execução de obras, promoção de estudos de prevenção e aquisição de equipamentos.


O prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), recebeu a honraria em nome da cidade. O coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, também foi premiado como “Embaixador da Resiliência”.


O prêmio é entregue aos três municípios com maior pontuação geral, nos graus Ouro, Prata e Bronze. Campinas já havia conquistado a mesma premiação em 2022, 1º lugar e grau Ouro, e recebe novamente em 2023. Em 2º lugar (Prata) está São José do Rio Preto e em 3º lugar (Bronze) está Vinhedo, também da Região Metropolitana de Campinas (RMC).


“É uma honra para nossa cidade, que já é o primeiro Centro de Resiliência do Brasil selecionado pelas Nações Unidas. Esse prêmio de São Paulo consolida Campinas como cidade resiliente, resistente a desastres naturais”, avaliou o prefeito Dário Saadi durante a cerimônia, em que falou em nome de todos os prefeitos presentes.


O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, Coronel PM Henguel Ricardo Pereira, participaram do evento. Também participaram da cerimônia, o secretário de Estado de Segurança Pública, Guilherme Derrite; o secretário de Estado de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab; e o secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lima.


O governador Tarcísio de Freitas destacou a importância do trabalho feito pelos departamentos de Defesa Civil das cidades do Estado, lembrando que os agentes desempenham um papel que salva vidas. “A atividade da Defesa Civil é, sobretudo, a de salvar vidas, dando a pronta-resposta a quem mais precisa”, destacou. “Para todos que estão com o colete de laranja que têm feito a diferença na vida das pessoas, meus cumprimentos e parabéns.”


Durante a Cerimônia, Tarcísio ainda autorizou a assinatura de 18 convênios para obras e outros 58 para a distribuição de equipamentos a municípios com investimento de R$ 32,4 milhões. Nenhuma cidade da região foi contemplada.

Foto: Defesa Civil de Americana

Defesa Civil de Americana

A Defesa Civil de Americana, representada pelo coordenador João Miletta, também recebeu das mãos do Governador Tarcísio, e do Secretário Chefe da Casa Militar, Coronel Henguel, o título de homenagem como cidade resiliente.


A cidade recebeu o total de 74,5 pontos, ficando em 48ª posição no ranking paulista.


Confira todas as cidades que obtiveram 70 pontos ou mais e receberam a certificação de cidades resilientes do estado:
Aguaí, Americana, Araraquara, Artur Nogueira, Atibaia, Avaré, Bauru, Botucatu, Caçapava, Cajati, Campo Limpo Paulista, Campos Do Jordão, Casa Branca, Cubatão, Francisco Morato, Franco Da Rocha, Guarujá, Guarulhos, Ilha Solteira, Itanhaém, Itapetininga, Itapeva, Itaquaquecetuba, Itatiba, Itu, Jaú, Jundiaí, Leme, Lençóis Paulista, Limeira, Lins, Louveira, Martinópolis, Matão, Mogi Das Cruzes, Monteiro Lobato, Osasco, Pariquera-Açu, Paulínia, Pederneiras, Piracicaba, Pongaí, Porto Feliz, Praia Grande, Presidente Prudente, Rio Claro, Salto, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Carlos, São Manuel, São Sebastião, Sertãozinho, Sorocaba, Sumaré, Tatuí, Valentim Gentil e Votuporanga.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também