segunda-feira, 8 junho 2026
COM CÂMERAS

Campinas: fiscalização remota registra mais de 600 infrações na Avenida João Jorge em um mês

Uso irregular da faixa exclusiva para ônibus respondeu por quase 98% das autuações registradas pela Emdec na região da Vila Industrial
Por
Guilherme Pierangeli
Fiscalização passou a utilizar câmeras para registrar infrações. Foto: Emdec

A fiscalização por videomonitoramento implantada na Avenida João Jorge, em Campinas, registrou 602 infrações de trânsito durante o primeiro mês de operação. De acordo com levantamento divulgado pela Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), quase 98% das autuações foram por uso irregular da faixa exclusiva destinada aos ônibus do sistema BRT (Bus Rapid Transit).

O monitoramento remoto começou em 4 de maio, por meio de uma câmera instalada no cruzamento da Avenida João Jorge com a Rua Doutor Salles Oliveira, na Vila Industrial. O ponto integra o Corredor BRT Ouro Verde.

Do total de infrações registradas, 587 foram por circulação indevida na faixa exclusiva de ônibus, consolidando a prática como a principal irregularidade observada no local.

Principais infrações
Além do uso irregular do corredor de ônibus, a fiscalização identificou outros tipos de infrações ao longo do período.

Segundo a Emdec, foram registradas sete autuações por estacionamento irregular, incluindo veículos parados em locais proibidos, vagas de carga e descarga e sobre calçadas.

Também houve quatro autuações por condução de veículo não licenciado, três por avanço de sinal vermelho e uma por circulação com placa ilegível.

Trecho concentra invasões da faixa exclusiva
A Emdec aponta que a maior parte das invasões ocorre nas proximidades da Estação BRS João Jorge. Conforme a empresa, muitos motoristas acessam o corredor de ônibus antes do trecho onde a circulação de veículos particulares é permitida.

A autorização para uso compartilhado da faixa ocorre apenas mais adiante, próximo ao Viaduto Miguel Vicente Cury, no sentido bairro-Centro, onde existe sinalização indicando a liberação da circulação.

Segundo a empresa, o comportamento irregular pode comprometer a segurança dos usuários do transporte coletivo e gerar conflitos entre ônibus e veículos particulares.

Região registra acidentes
Dados da Emdec mostram que o cruzamento da Avenida João Jorge com a Rua Salles Oliveira registrou 20 acidentes entre maio de 2023 e abril de 2026.

Do total, 13 ocorrências não tiveram vítimas, seis resultaram em feridos e uma envolveu atropelamento sem morte.

Nos acessos de pedestres ao Viaduto Miguel Vicente Cury e na aproximação da Rua Francisco Teodoro foram registrados outros 67 acidentes no mesmo período, sendo 35 com vítimas feridas e dois atropelamentos.

Campinas tem 18 pontos monitorados
Atualmente, Campinas conta com 18 pontos de fiscalização remota por videomonitoramento. Os equipamentos estão distribuídos pela região central, corredores do BRT, entorno do Aeroporto Internacional de Viracopos, Rodoviária Ramos de Azevedo, Torre do Castelo, Avenida Lix da Cunha e Avenida João Jorge.

Segundo a Emdec, até maio de 2026 o sistema identificou 11,9 mil infrações de trânsito em toda a cidade. Deste total, cerca de 2,9 mil foram relacionadas ao uso indevido de faixas exclusivas para ônibus.

Além da fiscalização, as câmeras também são utilizadas para monitoramento do trânsito, identificação de acidentes e detecção de veículos com problemas mecânicos.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também