quarta-feira, 19 junho 2024

Campinas tem cenário de horror após fortes chuvas nessa quinta-feira

 Esse é o terceiro dia de estragos na cidade

 A quinta-feira (19) foi marcada por momentos de terror e desespero aos moradores da cidade de Campinas. O temporal que atingiu a cidade no final da tarde, provocou enxurradas, alagamentos e muito estrago, com queda de ponte e ruas danificadas.

De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) choveu 103,4 milímetros em duas horas. Volumes tão elevados, que colocou o município de Campinas em estado de Atenção. A média de chuva para mês de janeiro na cidade é de 277 mm, volume ultrapassado nas primeiras semanas de janeiro.

Ruas e avenidas de diversos bairros ficaram alagadas, a força da chuva volumosa, formou enxurradas no bairro Jardim Santa Lúcia, que arrastou veículos que estavam estacionados. A força da água foi capaz de remover placas de camada asfáltica de diversas ruas do bairro.

Um idoso de 65 anos morreu de parada cardíaca após ter a sua casa alagada no Jardim Santa Lúcia. De acordo com os familiares, ele entrou em desespero e ficou nervoso ao ver a água invadindo sua casa, em seguida passou mal e caiu no chão da sala. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado, mas idoso já tinha entrado em óbito. Sua casa é uma das dezenas de imóveis atingidos pelos alagamentos dessa quinta-feira.

Na Rua Ferdinando Turquete, no Jardim das Bandeiras 2, uma ponte caiu e um carro foi arrastado para dentro de um córrego que passa pelo local. Não há informações sobre feridos. Carros e motos foram arrastados pela força da água. Uma mulher foi resgatada após seu carro ficar ilhado na Avenida Dr. Carlos de Campos, na Vila Saturnia..

Foto: Alex Victório

Uma cratera se formou na Rua Barão de Jaguara, na área comercial de Campinas. Um veículo caiu na cratera e teve a frente danificada.

Foto: Alexandre Gobbo

No Campinas Shopping, parte do teto desabou durante o temporal. Os corredores ficaram alagados. Já o Centro de Compras do Jardim do Lago ficou com os corredores alagados e as lojas precisaram ser fechadas para serviço de manutenção e limpeza.

Foto: Reprodução

Um balanço parcial foi divulgado pela Prefeitura de Campinas, com os estragos causados pelo temporal dessa quinta-feira. A cidade registrou 16 imóveis alagados, duas quedas de árvores, quatro imóveis com riscos estruturais, três quedas de muro, três muros com riscos de desabamento, três erosões em via pública e o desabamento de uma ponte.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também