sexta-feira, 26 junho 2026
ARTE

Espetáculo ‘Memórias’ é apresentado gratuitamente em Campinas neste sábado

O espetáculo tem como principal objetivo promover a reflexão sobre a importância das pessoas idosas e a falta de escuta que muitas vezes enfrentam na sociedade atual
Por
Nicoly Maia
A montagem mergulha em um universo poético e simbólico. Foto: Cia Aurora

A Cia Aurora apresenta neste sábado (27), às 20h, o espetáculo “Memórias” no Centro Cultural Casarão, localizado na Rua Aracy de Almeida Câmara, 291, em Barão Geraldo, Campinas. A entrada é gratuita, com contribuição voluntária por meio do sistema chapéu.

Histórias reais transformadas em arte
Dividido em três cenas, o espetáculo propõe uma reflexão sobre a importância das pessoas idosas e a falta de escuta enfrentada por esse público na sociedade atual.

A montagem foi construída a partir de relatos reais colhidos em entrevistas com pessoas com mais de 60 anos, de diferentes trajetórias e vivências. A proposta é ampliar o espaço de escuta e valorizar experiências que contribuem para a construção da memória coletiva.

A narrativa acompanha três viajantes em busca de histórias que chegam a um galpão repleto de objetos e pertences de pessoas que já morreram. A partir desses elementos, novas histórias ganham forma, conectadas pela temática da existência humana.

Com referências do surrealismo, o espetáculo utiliza máscaras não convencionais e sonoplastia ao vivo, executada pelo elenco, criando uma experiência sensorial que une memória, afeto e imaginação.

Segundo o ator Wemer Santana, o foco da montagem está na valorização da escuta. “O principal foco é a escuta da pessoa idosa, a valorização da maioridade. Hoje, com toda essa correria e o avanço da tecnologia, as pessoas têm cada vez menos tempo. É difícil vermos netos ou familiares sentando para conversar com seus avós e ouvir as histórias que eles têm para contar. Por isso, o enfoque principal do espetáculo é justamente a escuta dos idosos.”, afirmou.

O espetáculo foi desenvolvido a partir de um documentário produzido em Americana, que serviu como base para a dramaturgia.

Premiações e reconhecimento
A Cia Aurora participou recentemente da Mostra de Teatro de Quadra e recebeu 10 indicações, conquistando seis prêmios, incluindo o de 2º Melhor Espetáculo.

Entre os destaques estão os prêmios de Melhor Ator para Wemer Santana e de Melhor Atriz Coadjuvante para Adriana Brasil. A atriz Karoline Leão também foi indicada na categoria de Melhor Atriz.

Com esse resultado, a montagem soma 43 indicações e 18 prêmios ao longo de sua trajetória.

Novos festivais
O espetáculo também foi selecionado para o XXIV FACE (Festival de Artes Cênicas de Conselheiro Lafaiete), que acontece em julho, além de já ter vaga garantida no Festival Internacional de Teatro de Ubá, previsto para 2027.

Ficha técnica
A dramaturgia é assinada por Sérgio Martins. A pesquisa, concepção cênica e visagismo são de Matheus Paulella, que divide a direção com Karoline Leão e Fafatta Gianfratti. A trilha sonora é de Rick Lupe e a operação de luz de Eduarda Pires. O elenco é formado por Adriana Brasil, Karoline Leão e Wemer Santana.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também