quarta-feira, 8 maio 2024

OAB de Campinas promove pacto pela dignidade menstrual

O evento será realizado na sede da Ordem dos Advogados da cidade no dia 19 de maio, com a presença do prefeito Dário Saadi

Por Henrique Fernandes

Foto:Dra. Jaqueline Gachet Presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB Campinas Lucia Sdoia Presidente do Instituto Padre Haroldo Luciana Teixeira Presidente da Organização Mulheres de Fases

A OAB (Ordem dos Advogados) de Campinas, junto com o Instituto Padre Haroldo e a Organização Mulheres de Fases realizam na próxima sexta-feira (19) a assinatura do Pacto Pela Dignidade Menstrual.

O evento será realizado na sede da OAB Campinas, na Rua Lupércio Arruda Camargo, número 111, no bairro Jardim Santana, das 9h às 12h. A Cerimônia de Abertura será das 9h30 às 10h.

Pesquisas revelaram que mais de 19 mil adolescentes e jovens não têm acesso a itens de higiene menstrual em Campinas, sendo que 2 mil já deixaram de ir à escola por esse motivo.

O Pacto Pela Dignidade Menstrual é uma ação conjunta realizada por parceiros institucionais. Estão envolvidos diretamente a Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Educação, o Centro de Referência e Apoio à Mulher de Campinas (CEAMO/SMASDH), o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Campinas (COMDEMA), a GIRL UP Brasil, o Centro Palmares, a Faculdade Anhanguera (Unidade Ouro Verde), a CUFA entre outros.

As primeiras ações do pacto serão oficinas de educação menstrual com especialistas qualificados, em escolas municipais, grupos de mulheres do Campo e do Instituto Padre Haroldo.

As oficinas atenderão cerca de 100 participantes na primeira etapa. No segundo semestre, a expectativa é ampliar para 500 o número de atendimentos. Participarão o prefeito de Campinas Dário Saadi, o presidente da Câmara, Luiz Rossini, a
presidente da OAB de Campinas, Dra. Luciana Freitas, a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Dra. Jaqueline Gachet, entre outros.

A base para as oficinas é um material de apoio com conteúdo elaborado pela PHD em Antropologia da Menstruação pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Janaina Moraes.

A partir dele serão feitas discussões aprofundadas sobre as condições que enfrentam as pessoas que menstruam, incluindo levantamento de dados relacionados ao acesso a itens de higiene menstrual e a forma como as famílias têm abordado esse assunto com as crianças e adolescentes na fase da menarca.

Mais informações

Podem ser acessadas através da plataforma Mulheres de Fases, disponível em: https://mulheres-de-fases–new-id-dzt3eqi7.web.app/

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também