quinta-feira, 23 maio 2024

Captação de Sumaré no Rio Atibaia amplia vazão em 25%

Concessionária dos serviços de água e esgoto de Sumaré, a BRK Ambiental divulgou ontem que as obras de ampliação e modernização da captação de água bruta da cidade no Rio Atibaia possibilitaram o aumento da vazão de 600 litros por segundo para 750 litros por segundo de água.

“O avanço representa um aumento de 25% da vazão, que, além de garantir segurança operacional, possibilita o crescimento sustentável da cidade e segurança hídrica, uma vez que é possível abastecer mais cerca de 50 mil pessoas com essa nova vazão”, explica Fernando Mangabeira, diretor da BRK Ambiental em Sumaré. 

O aumento, segundo a empresa, foi possível após a construção de uma nova elevatória de bombeamento de água, com bombas novas e de maior potência, que são responsáveis por levar a água captada para a ETA II, estação de tratamento de água localizada no Parque Itália, responsável pelo abastecimento das regiões do Nova Veneza, Área Cura, Picerno, Maria Antônia e Matão, que representam 70% da cidade. 

A ETA II também está em obras de modernização e ampliação, desde junho de 2018, para que seja possível ampliar a capacidade de tratamento para os mesmos 750 litros por segundo. “As obras na ETA II e na captação do Atibaia são complementares, e o objetivo é remodelar ambos os locais para que além de ser possível captar mais água, também seja possível produzir água com mais qualidade”, explica Mangabeira, diretor da unidade. 

QUATRO BAIRROS PODEM FICAR SEM ÁGUA HOJE

A BRK Ambiental informa que irá realizar hoje (1) a instalação de uma válvula que permitirá realizar testes no setor de abastecimento do bairro Santa Terezinha. 

Por conta da instalação, os bairros Jardim Primavera, Jardim São Domingos, Jardim Santa Teresinha e Vila Vale podem ter oscilações no abastecimento de água ao longo do dia de hoje.
A previsão é que o abastecimento seja totalmente regularizado ainda na noite de hoje, segundo a BRK.  

Diante da situação, a concessionária reforça a importância do consumo consciente por parte da população. Em caso de dúvidas, a orientação é ligar para 0800 771 0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24h por dia.
 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também