terça-feira, 20 fevereiro 2024

Cidades da região iniciam aplicação da 4ª dose em idosos acima de 80 anos

Quatro municípios já começaram nova etapa contra a Covid-19; além de Sumaré, Americana, Santa Bárbara d’Oeste e Nova Odessa promovem reforço

VACINAÇÃO | Quarta dose para idosos acima de 80 anos em Nova Odessa foi iniciada (Foto: Prefeitura de Nova Odessa / Divulgação)

Quatro cidades da região já aplicam a quarta dose da vacina contra a Covid-19 em idosos acima de 80 anos. Além de Sumaré, que começou no sábado (19), Americana, Santa Bárbara d’Oeste e Nova Odessa iniciaram nesta segunda-feira a nova fase entre este público, conforme orientação do governo do estado. Para receber o novo reforço na imunização, o idoso deve ter recebido a terceira dose há pelo menos 4 meses ou mais.

Em Nova Odessa, única cidade da região que ainda não tinha confirmado data para iniciar a quarta dose nos idosos, a rede municipal de Saúde iniciou nesta segunda-feira (21), mesmo sem aviso prévio.

Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica do Município, Paula Mestriner, o início da aplicação do segundo reforço nos idosos foi possível depois que o estado divulgou, na última sexta-feira à tarde, de uma atualização do Documento Técnico da Campanha de Imunização Contra o Novo Coronavírus.

“Assim, desde a manhã desta segunda, as nossas UBSs já estão atendendo os idosos com 80 anos ou mais elegíveis para tomarem a segunda dose adicional, com a vacina disponível na respectiva Unidade Básica”, explicou a enfermeira.

Em Nova Odessa, o atendimento vai de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h30, nas sete UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade.

Para receber o segundo reforço, o idoso ou seu acompanhante responsável devem apresentar o CPF e os cartões das vacinas anteriores. Não é necessário agendamento prévio. Já os idosos acamados e internos de ILPIs (Instituições de Longa Permanência) terão sua “D4” agendada pelas equipes das respectivas UBS que atendem a cada região da cidade.

SANTA BÁRBARA
A Prefeitura de Santa Bárbara iniciou nesta segunda-feira (21) a vacinação de idosos com 80 anos ou mais com uma quarta dose da vacina nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e nas Instituições de Longa Permanência, como asilos e casas de repouso.

A Secretaria de Saúde iniciou a vacinação dos idosos que se enquadram nesta fase da campanha na Casa de Repouso Espaço e Vida, no Residencial Furlan, e na Casa de Repouso Estrela Viva, no Cruzeiro do Sul, e seguirá nos próximos dias nas demais instituições da cidade e para os pacientes SAD (Serviço de Atendimento Domiciliar).

Na cidade, não há necessidade de agendamento.

Em caso de dúvidas sobre a situação de idosos acamados ou com mobilidade reduzida, a orientação é entrar em contato no telefone (19) 3455-1654, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Em Americana, onde a campanha também foi iniciada nesta segunda, é necessário o agendamento obrigatório, por meio do site da Secretaria de Saúde. A prefeitura não divulgou balanço sobre o primeiro dia da nova fase da campanha.

Em Hortolândia, a campanha da quarta dose para os idosos só começa na próxima sexta-feira (25). 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também