quinta-feira, 18 julho 2024
PREVENÇÃO

Coden Ambiental retoma captação de água bruta na Represa Santo Ângelo após análises apontarem conformidade

Depois da suspensão preventiva devido a possível contaminação, análises laboratoriais indicam água dentro dos parâmetros considerados passíveis de tratamento, permitindo a retomada da captação pela Coden Ambiental
Por
Redação
Foto: Divulgação

A Coden Ambiental retomou na tarde de quarta-feira (08) a captação de água bruta para tratamento na Represa Santo Ângelo, adjacente à Represa do Salto Grande, na região do Pós-Anhanguera, divisa com Americana. A captação havia sido preventivamente suspensa no último sábado (04) logo após a equipe técnica da companhia municipal receber informações sobre possível contaminação das águas da Represa Santo Ângelo por descarte irregular de efluentes.

Durante os últimos cinco dias, a Coden Ambiental acompanhou de perto a situação e realizou análises laboratoriais constantes no ponto de captação em Nova Odessa. As análises não apontaram nenhum contaminante, e as amostras estavam dentro dos parâmetros considerados passíveis de tratamento pelos quesitos bacteriológico, de DBO e DQO.

A companhia municipal ressaltou que a captação de água é realizada na margem oposta ao possível descarte irregular, garantindo a segurança do abastecimento. A captação foi suspensa de forma preventiva desde sábado na ECA Santo Ângelo, que supre a ETA Santo Ângelo, e foi retomada nesta data após todas as análises apresentarem resultados em conformidade com as normas de qualidade vigentes, conforme explicado em nota divulgada pela empresa municipal.

A suspensão preventiva não afetou a capacidade de atendimento da Coden, já que aquela região da cidade é atendida pelo novo reservatório metálico de 700 mil litros, garantindo o abastecimento dos cerca de 500 imóveis do Pós-Anhanguera.

A Coden Ambiental reforça o compromisso com a qualidade da água fornecida à população e continuará atenta e realizando análises regulares para garantir a segurança e o tratamento adequado dos recursos hídricos utilizados.

Para mais informações sobre o novo sistema de captação, tratamento e abastecimento de água no Pós-Anhanguera em Nova Odessa, acesse: “Após 30 anos, água encanada chega ao Pós-Anhanguera, e Nova Odessa chega a 100% de atendimento”.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também