sábado, 15 junho 2024
PREVENÇÃO

Com 36,5% do público-alvo vacinado, campanha da gripe continua até final de agosto

Apenas 5.834 pessoas do grupo prioritário, estimado em 15.955 habitantes, foram vacinadas contra o Vírus Influenza até a última sexta-feira (28)
Por
Henrique Fernandes
Foto: Divulgação/Prefeitura de Nova Odessa

A Campanha de Vacinação Contra a Gripe (Vírus Influenza), em Nova Odessa, mobilizou apenas 36,5% do público-alvo até a última sexta-feira (28). A campanha foi prorrogada e prossegue até 31 de agosto, em busca de ampliar essa cobertura
No total, incluindo o público não-prioritário, a cidade já aplicou 14.051 doses da vacina. A vacinação acontece diariamente, nas sete UBSs (Unidades Básicas de Saúde) espalhadas por todas as regiões da cidade, e também nos plantões da Multivacinação, aos sábados.


O público prioritário para receber a vacina contra a gripe, desde o início da campanha, é formado por crianças, gestantes, profissionais de Saúde, puérperas e idosos. Em Nova Odessa, os órgãos de Saúde Pública estimam que esses grupos somam 15.955 habitantes. No entanto, apenas 5.834 pessoas desses grupos procuraram a vacina contra o vírus Influenza até o final de julho, ou seja, 36,5% do total, faltam 10.121.


A maior cobertura parcial é das puérperas (mulheres que deram à luz recentemente), com 78,6% imunizadas (66 de 84). A mais baixa está entre as crianças de 6 meses a menores de 6 anos, com apenas 24,8% (1.004 de 4.050). Dentre os idosos, mais vulneráveis a complicações fatais causadas pela gripe, a cobertura até aqui é de 40,3% (3.902 vacinados, de 9.694 idosos estimados na cidade).


“A cobertura é calculada apenas nos grupos acima, considerados prioritários. As vacinas feitas na população em geral não são calculadas para fins de cobertura. A meta da Campanha era vacinar 95% da população prioritária. Ou seja, ainda falta muita gente dos grupos de risco para serem imunizadas, por isso é essencial a adesão à campanha neste último mês”, afirmou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica Municipal, enfermeira Paula Mestriner.


A campanha de imunização contra a gripe já está disponível para esses grupos prioritários em todas as UBSs da cidade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h. Para tomar a vacina, não é necessário manter intervalo com outra vacina (nem mesmo a da Covid-19), ou seja, as pessoas dessa faixa etária podem tomar a dose de reforço junto ao imunizante gripal.


“A vacina contra o Influenza é segura e considerada uma das medidas mais eficazes para evitar casos graves e óbitos por gripe. Também tem como objetivo minimizar a carga da doença, reduzindo os sintomas. Pedimos aos cidadãos que fazem parte desse grupo que procurem a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência”, explicou a secretária municipal de Saúde, Jaqueline Serrano.

Plantão neste sábado (5)
Quem ainda não tomou a vacina contra a gripe comum – e outras – terá mais uma chance de se proteger no plantão programado pela Saúde para o próximo sábado (5), na UBS 7, situada na Rua Alexandre Bassora, no Jardim Nossa Senhora de Fátima.
Desde abril, a cada 15 dias, uma das UBSs da Rede Municipal abre de sábado, das 7h às 12h, para “facilitar” para os pais levarem seus filhos para terem a carteira vacinal avaliada e, se necessário, serem imunizados com as vacinas que faltarem.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também