domingo, 19 maio 2024
ENEM DOS CONCURSOS

Confira horários das provas do Concurso Público Nacional

Na região, provas serão aplicadas em Campinas, Hortolândia e Paulínia
Por
Isabela Braz
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou nesta quarta-feira (17), os horários da aplicação do Concurso Público Nacional Unificado, conhecido como o ENEM dos Concursos. O Edital nº 5/2024 já está disponível no Diário Oficial da União.

A prova será aplicada em dois turnos, vespertino e matutino, sendo aplicada em 228 municípios no próximo dia 5, primeiro domingo de maio. Na região, provas serão aplicadas em Campinas, Hortolândia e Paulínia.

Conforme já divulgado pela pasta, pela manhã, os portões serão abertos às 7h30 (horário de Brasília). Nesse turno, os inscritos para os blocos de nível superior (1 a 7), responderão 20 questões objetivas – de múltipla escolha – sobre conhecimentos gerais e uma questão dissertativa de conhecimento específico. Para o bloco de nível médio (bloco 8), os candidatos farão 20 questões objetivas – de múltipla escolha – e uma redação.

No período vespertino, os portões abrirão às 13h (horário de Brasília). À tarde, os candidatos dos blocos de nível superior (1 a 7), responderão a 50 questões objetivas – de múltipla escolha – de conhecimentos específicos. Enquanto os inscritos no bloco de nível médio farão mais 40 questões objetivas – de múltipla escolha. As provas para o nível médio não incluem questões dissertativas, apenas a redação no período matutino.

Confira os horários de realização do CPNU no dia 5 de maio (horários de Brasília):

Turno matutino

Abertura dos portões: 7h30
Fechamento dos portões: 8h30
Início da aplicação: 9h
Duração da prova: 2h30

Turno vespertino

Abertura dos portões: 13h
Fechamento dos portões: 14h
Início da aplicação: 14h30
Duração da prova: 3h30

Segurança

O Edital também traz a norma de segurança de que fica proibido sair com o caderno de provas, a qualquer momento. Além disso, para ampliar a segurança dos candidatos e a lisura do certame, a Fundação Cesgranrio realizará coleta de dado biométrico de todos os candidatos no dia de realização das provas.

Também como medida de segurança do CPNU, o Ministério da Gestão publicou nesta quarta-feira (17/4) a Retificação do Edital nº 1/2024 que traz a proibição de anotações no cartão de confirmação de inscrição. Qualquer anotação ou impressão no documento sujeitará o candidato à eliminação no concurso.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também