sexta-feira, 4 outubro 2024
ACOLHIMENTO E CUIDADOS

Conselho e Prefeitura vão fortalecer apoio às mulheres com novo protocolo de atendimento às vítimas de violências

A programação destacou questões importantes sobre o atendimento oferecido às mulheres vítimas de violência pelos serviços públicos, e as possíveis aprimoramentos
Por
Redação
Foto: Divulgação

Em uma ação para fortalecer ainda mais a proteção às mulheres de Nova Odessa, o Conselho Municipal de Direitos da Mulher, em parceria com a Prefeitura, realizou sua 3ª Reunião Ordinária no auditório do Paço.

O encontro reuniu conselheiras e representantes dos órgãos municipais, com o principal objetivo de avançar nas iniciativas de apoio às mulheres vítimas de violência, dando continuidade às atividades feitas durante o Agosto Lilás, mês de conscientização sobre a violência contra a mulher.

Durante a reunião conduzida pela secretária-adjunta de Assuntos Jurídicos e presidente do Conselho, Natália Lins, as conselheiras discutiram as sugestões que surgiram das rodas de conversa promovidas durante o Agosto Lilás.

A programação destacou questões importantes sobre o atendimento oferecido às mulheres vítimas de violência pelos serviços públicos, e as possíveis aprimoramentos.

Para confluir, foi decidido que, além de manter as ações de conscientização, é necessário implementar um novo e mais abrangente Protocolo de Atendimento e Proteção às Mulheres Vítimas de Violência, com o objetivo de melhorar ainda mais o apoio oferecido.

Com base nas discussões, foi aprovada a criação de uma Comissão de Trabalho para desenvolver esse novo protocolo. A comissão será composta, inicialmente, pelas conselheiras Cristiane Mareschi, Solange Paulon, Sandra Trambaioli, Iraê Zutin, Silvia Aguiar e Natália Lins, que terão a responsabilidade de elaborar diretrizes que garantam a segurança e o atendimento adequado às vítimas.

EXTRA

Outro ponto da reunião foi a decisão de realizar uma reunião extraordinária em outubro, convidando o Conselho Municipal de Americana para compartilhar suas experiências na criação do protocolo de atendimento às vítimas de violência. O objetivo desse encontro é trocar ideias e aprimorar as ações locais, promovendo a troca de boas práticas entre os municípios.

A Secretaria de Saúde de Nova Odessa, que também faz parte desse projeto, ficará encarregada de registrar todas as ações já realizadas no atendimento às mulheres vítimas de violência na cidade.

Esse trabalho será feito em parceria pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e CRESAM (Centro de Referência de Saúde da Mulher), visando garantir transparência nas ações e fortalecer a colaboração entre os diferentes órgãos envolvidos na proteção dessas mulheres.

OUTUBRO ROSA

O Conselho também definiu a organização de uma palestra sobre prevenção do câncer de mama, voltada para as servidoras municipais e para a comunidade em geral, durante as atividades deste Outubro Rosa.

A atividade será realizada no dia 17 de outubro, como parte da campanha anual que conscientiza sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Além disso, o Conselho vai apoiar o Fundo Social de Solidariedade nas ações de caminhada e palestra que serão realizadas no CREAS, reafirmando o compromisso com a saúde e o bem-estar das mulheres. As datas exatas serão divulgadas em breve.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também