quinta-feira, 18 abril 2024
AÇÃO SOCIAL

Construtora leva conscientização sobre pobreza menstrual ao canteiro de obras em Paulínia

Empresa faz ação social na cidade na véspera do Dia Internacional da Dignidade Menstrual
Por
Isabela Braz
Foto: Divulgação

Ao longo dessa semana, a empresa “Gencons Empreendimentos” de Paulínia realizou uma ação junto aos seus funcionários que marca o Dia Internacional da Dignidade Menstrual, criado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) – datado nesse domingo (28).

A empresa discutiu o tema da pobreza menstrual – chamando a atenção a falta de acesso de itens básicos de higiene a mulheres – em palestras que abordaram informações relevantes sobre o assunto, incluindo estatísticas nacionais e regionais desta realidade.

O estudo “Pobreza Menstrual no Brasil”, produzido pelo UNFPA e UNICEF, mostra que em 2022, 713 mil pessoas que menstruam viviam sem acesso a banheiro e/ou chuveiro em casa e mais de 4 milhões não têm acesso a itens mínimos de cuidados menstruais nas escolas. A estimativa é que em Paulínia existam cerca de 3 mil mulheres que dependem de doações para ter acesso aos itens de higiene pessoal.

Para ajudar na causa, a construtora realiza hoje (26), a distribuição de 100 kits, compostos por itens como absorventes, sabonetes e papel higiênico no município. A entrega dos kits será destinada a mulheres em situação de vulnerabilidade. A doação dos kits de higiene pessoal é resultado de uma ação realizada com os colaboradores, inclusive os que atuam nos canteiros de obras.

“Com esta conscientização, eles terão mais informações para tratar o tema com naturalidade, seja no ambiente profissional ou pessoal. Em situações que envolvam, as filhas e as esposas, por exemplo, ou através da participação em iniciativas de combate à pobreza menstrual como a que estamos realizando na empresa”, explica Elaine Fancio, responsável pelo DHO (Desenvolvimento Humano e Organizacional) da Gencons Empreendimentos.

As palestras sobre os desafios da pobreza menstrual foram realizadas pela advogada Larissa Almeida, da Comissão da Mulher Advogada de Paulínia. Larissa defende iniciativas que auxiliam mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também