domingo, 16 junho 2024
EQUIPAMENTO ASSISTENCIAL

CRAM reinaugura prédio reformado nesta sexta-feira

Entrega de melhorias do equipamento público contará com presença da ministra das Mulheres, Aparecida Gonçalves
Por
Redação
Foto: Divulgação / Prefeitura de Hortolândia

A Prefeitura de Hortolândia entrega, nesta sexta-feira (26), as reformas de melhoria do CRAM (Centro de Referência e Atendimento à Mulher), equipamento assistencial vinculado ao Departamento da Mulher, órgão da Secretaria de Governo.

A solenidade de reinauguração terá início às 9h na nova sede do CRAM, localizada na Rua Alberto Gomes, 18, na região central. A cerimônia contará com a presença de autoridades públicas, entre as quais o prefeito de Hortolândia, José Nazareno Zezé Gomes, e a Ministra da Mulher, Aparecida Gonçalves, além de secretários e vereadores municipais.

Com a reinauguração do prédio, o CRAM de Hortolândia contará com um espaço mais amplo e confortável para atender mulheres vítimas de violência doméstica, já que o prédio público passa a ter uma sala de estar e repouso para as mulheres atendidas.

A reforma do equipamento público também acolherá as crianças e adolescentes que acompanham as mães durante os atendimentos. O espaço recebeu uma brinquedoteca, instalação formada por mesas, cadeiras, brinquedos e materiais didáticos pedagógicos.

A diretora do Departamento da Mulher, Josefa Teixeira, traça um retrospecto do equipamento público e projeta melhorias no atendimento ao público. “Em 2017, nós inauguramos o CRAM de Hortolândia. Na época, tínhamos três salas, que comportavam outros três serviços da Prefeitura. Ao longo dos anos, percebemos que essas três salas não eram suficientes para ofertar um atendimento humanizado de qualidade. Com esta reforma, nós pretendemos oferecer um ambiente mais acolhedor não só para as mulheres, mas também para os filhos, que serão acompanhados por pedagogos durante todo o atendimento das mães” salienta Josefa.
Desde 2017, o CRAM passou por três reformas: duas com recursos do tesouro municipal e esta última com recursos do Governo Federal.

Entre as intervenções de reforma do CRAM, a Prefeitura realizou, na última semana, o nivelamento da calçada em frente ao edifício. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, o trabalho garantirá maior segurança aos pedestres e usuários da unidade.

Nesta semana, equipes da Prefeitura finalizam reparos de pintura nas áreas interna e externa do prédio, além de concluir ações nas partes hidráulicas e elétricas, instalação de guarda-corpos e manutenção geral no acabamento e no estacionamento.

Departamento da Mulher

Vinculado à Secretaria Municipal de Governo, o Departamento da Mulher de Hortolândia foi criado em junho de 2023. O órgão atua na promoção do sistema de garantia dos direitos fundamentais das mulheres, fortalecendo a valorização e autonomia socioeconômica do público feminino, independentemente da raça, cor, idade, deficiência, orientação sexual ou religião.

Entre os serviços ofertados pelo Departamento, estão a formação profissionalizante, encaminhamento de mulheres em situação de vulnerabilidade para vagas de emprego na Administração Pública e em empresas parceiras da Prefeitura, auxílio moradia, e oferta prioritária de vagas em creches e em escolas. Além do CRAM, o Departamento da Mulher de Hortolândia é responsável pelo CEM (Centro de Especialidade da Mulher), por meio do qual as mulheres recebem atendimento especializado em saúde.

O CRAM de Hortolândia conta com uma equipe multidisciplinar formada pela diretora, assistentes sociais, psicóloga, advogadas, pedagoga, além de auxiliares administrativas.

O órgão realiza atendimentos de situações emergenciais e de risco de mulheres que procuram a unidade espontaneamente ou que são encaminhadas pelo CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), pelos CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), pelas unidades de Saúde ou socorridas pelas forças da Segurança Pública, como Polícia Militar, Guarda Municipal e Delegacia de Defesa da Mulher.

SERVIÇO
Reinauguração da sede do CRAM (Centro de Referência e Atendimento à Mulher)
Data: sexta-feira, 26 de janeiro
Horário: 9h
Local: Nova Sede do CRAM
Endereço: Rua Alberto Gomes, 18, no Jd. das Paineiras

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também