quarta-feira, 28 fevereiro 2024
FALTA DE ÁGUA

DAE executa obras de interligação em novos reservatórios nesta segunda-feira

Jardim Ipiranga, Vila Omar, Dainese, parte do Frezzarin e parte da região da Gruta Dainese devem ficar sem abastecimento até às 18h
Por
Isabela Braz
Foto: Reprodução/Prefeitura de Americana

O Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Americana começa a executar nesta segunda-feira (17), as obras de interligação na rede de abastecimento de água para o Centro de Reservação (CR-5), novo reservatório do Jardim Ipiranga, na Rua Monsenhor Bruno Nardini, em frente à Câmara Municipal.Os serviços no novo CR-5 serão executados até quarta-feira (19).

Para a execução das obras, a Rua Albino Menegatti será fechada parcialmente e o abastecimento ficará prejudicado até às 18h, nas regiões dos nos bairros Jardim Ipiranga, Vila Omar, Dainese, parte do Frezzarin (próximo à empresa Nardini) e parte da região da Gruta Dainese.

Na quinta-feira (20), será a vez do reservatório do bairro Cidade Jardim (CR-6), na Avenida de Cillo, receber a interligação. Durante as obras de interligação na rede de abastecimento de água serão executadas no novo reservatório do bairro Cidade Jardim podem haver desabastecimento no período da manhã nos bairros Cidade Jardim, Jardim dos Lírios, parte do Jardim São José, e Vila Mathiensen.

O superintendente do DAE, Carlos Cesar Gimenez Zappia, explicou a importância da próxima etapa da obra para a cidade. “É uma parte bastante importante da obra porque ela vai permitir começar a colocar a água no novo reservatório para iniciar os testes de estanqueidade. É uma fase também em que será feita a interligação do sistema, do reservatório à rede de distribuição. É uma modernização e uma melhoria no sistema de abastecimento, dando garantia de água na torneira para os munícipes”, disse Zappia.

A previsão de enchimento do reservatório para teste de estanqueidade deverá ser feita ainda no mês de julho e a entrega do novo CR-5 está prevista para o mês de agosto.

“O reservatório antigo do Jardim Ipiranga serve de passagem para a água e não tem a função de acúmulo para a distribuição. Com o novo Centro de Reservação, vamos mudar todo o sistema e passaremos a ter uma área com uma rede pressurizada, com bombeamento controlado”, ressaltou superintendente do DAE.

Novos reservatórios

Foto: Reprodução/Prefeitura de Americana

Além dos Centros de Reservação CR-5 e CR-6, o DAE está construindo um novo reservatório no bairro Santa Catarina (CR-3), também em fase de interligação. Segundo o DAE de Americana, os três reservatórios juntos vão aumentar a capacidade de armazenamento de água em 6,3 milhões de litros.

O atual reservatório do Jardim Ipiranga (CR-5) tem capacidade para 400 mil litros e, com a ampliação, serão armazenados até 2,5 milhões de litros de água. O reservatório do Cidade Jardim (CR-6), tem a mesma capacidade.

O CR-3 do Santa Catarina, possui capacidade de 4 milhões de litros. Com a entrega do novo tanque, serão mais 2,1 milhões de litros de água, totalizando 6,1 milhões de litros.

O investimento total nos três reservatórios é de R$9.963.588,68, com recursos do DAE Americana. Outras regiões da cidade também serão contempladas com mais dois reservatórios nos bairros São Vito (CR-1) e Parque Gramado (CR-16).

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também