sexta-feira, 3 maio 2024
CHUVAS

Defesa Civil alerta para mais chuvas, porém amena e em pontos isolados

Neste domingo (19) 26 municípios paulistas sofrerem com as fortes chuvas
Por
Ana Flávia Defavari
Foto: Divulgação | Defesa Civil do Estado de São Paulo

Mobilizados desde a última sexta-feira (17), mais de 5 mil agentes da Defesa Civil estão na ativa para responder à população em caso de danos severos à infraestrutura ou catástrofes em decorrência dos eventos climáticos extremos que foram previstos para o fim de semana.

Neste domingo (19), às áreas de instabilidade foram registradas em diferentes regiões do Estado, atingindo diretamente 26 municípios paulistas. Em Itapeva, uma das cidades mais afetadas, os fortes ventos que foram registrados destelharam parcialmente cerca de 80 residências, seis prédios públicos e ocasionaram a queda de inúmeras árvores que danificaram a rede elétrica.

Em Limeira, os córregos Santa Cruz e Ribeirão Tatu transbordaram, causando inundações pela cidade. Na Avenida Ana Carolina de Barros Camargo, o muro de um clube desabou em cima de um veículo. Até o momento, não há relatos de vítimas, desabrigados ou desalojados na cidade.

No município de Vinhedo, a forte chuva acompanhada de rajadas de vento derrubaram uma árvore em via e causaram o rompimento da fiação elétrica. O muro de uma residência no centro da cidade caiu deixando a casa e a garagem destelhadas, o imóvel foi interditado preventivamente.

A Rodovia Anhanguera, altura do km 80 em Valinhos, chegou a ser interditada em decorrência a um cabo pára-raios, que não é energizado, que se soltou de uma das torres de alta tensão da CPFL em razão dos ventos. Três veículos foram atingidos, um que seguia na pista sul e outros dois na pista norte, os carros sofreram pequenos danos e ninguém ficou ferido. Cerca de 1 km de congestionamento foi registrado.

Previsão do tempo
Nesta segunda-feira (20) a previsão é de chuva amena e em pontos isolados do Estado, sendo um dia marcado pela nebulosidade em função da frente fria que ainda influencia a região.

A Defesa Civil recomenda que nos próximos dias a população esteja atenta a mudanças bruscas de clima e tome precauções em caso de chuva forte e ou rajadas de vento. Evite áreas arborizadas durante tempestades e que ao identificar sinais de ventos intensos, busque abrigo em locais seguros e longe de estruturas suscetíveis a danos, como postes, árvores ou fiações elétricas.

O Governo do Estado recomenda que cada prefeitura avalie as necessidades, de acordo com as condições climáticas locais para a suspensão ou cancelamento de atividades e eventos públicos ou privados ao ar livre.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também