quarta-feira, 28 fevereiro 2024
MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Defesa Civil de SP alerta para fortes chuvas no território do estado

Região de Campinas poderá ter chuvas moderadoras durante toda a semana, por isso há risco de acúmulos e transtornos em áreas mais vulneráveis
Por
Isabela Braz
Foto: Divulgação/Governo do Estado de São Paulo

A Defesa Civil do Estado de São Paulo alerta a população para um período de chuvas intensas que atingirá todo o território paulista durante toda a semana, a partir desta terça-feira (13) até sexta-feira (16), principalmente, a faixa leste do estado.

Segundo dados divulgados pelo CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência) do Estado, há condições de chuvas fortes e contínuas, e moderadas, acompanhadas de descargas elétricas e fortes rajadas de vento, com risco para maiores transtornos como: deslizamentos, inundações, alagamentos, enxurradas e raios. Portanto, destaca-se a importância de cuidado especial nas áreas mais vulneráveis.

A região de Campinas entra em estado de atenção mas manterá chuvas moderadas de até 23mm. Segundo o boletim meteorológico, a frente fria que ficará estacionada no Estado de São Paulo durante os próximos dias, causará precipitações de chuvas constantes, por isso há risco de acúmulos e transtornos em áreas mais vulneráveis.

O destaque ficará para as chuvas que ocorrerão entre quarta-feira (14) e quinta-feira (15), dias em que os municípios de divisa com o Paraná, região do Vale do Ribeira, todo o Litoral Paulista e Região Metropolitana da Capital terá volumes elevados.

A Defesa Civil recomenda “atenção redobrada a qualquer sinal de perigo aos moradores das cidades com destaque de chuvas fortes e contínuas”. O órgão destaca ainda que essa atenção redobrada deve ser feita especialmente, com as pessoas que moram em áreas de risco, que devem observar os sinais de movimentação do solo, como postes e árvores inclinadas, rachaduras nas paredes e portas e janelas emperradas para evacuação da área em possíveis casos de deslizamentos.

Diante desses sinais, orienta-se sair imediatamente do local e acionar a Defesa Civil pelo número 199. Não atravessar e adentrar em áreas inundadas ou enfrentar enxurradas, pois uma lâmina de água com 15 centímetros pode arrastar uma pessoa e com 30 centímetros até mesmo um veículo.

Riscos de incêndio

Segundo divulgado pela Defesa Civil, para o período entre terça-feira (13) e sábado (17), a frente fria que passará pelo Estado de São Paulo, provocará um aumento da Umidade Relativa do Ar, diminuindo assim, o risco de incêndios para grande parte do território paulista, com exceção das regiões do extremo norte e noroeste da capital.

A região de Campinas entra em alerta baixo de riscos de incêndio apenas na sexta-feira (16).

Alertas de risco tanto de incêndio quanto os proporcionados pelas chuvas podem ser enviados por SMS pelo número 40199. Basta enviar uma mensagem com o CEP da localidade desejada. Em caso de emergências, acione a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também