Descarte de graxa em afluente de córrego perto de multinacional gera denúncia em Americana; Cetesb prevê sanção
Primeira constatação do material ocorreu em 22 de março, Dia Mundial da Água
A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) confirmou o despejo irregular de material semelhante a graxa em um afluente do Córrego Bertini em Americana após questionamento da TV TODODIA, motivado por denúncia da Associação Amigos pela Natureza.
Segundo o integrante da entidade, Thiago Rodrigues Garcia, o primeiro indício foi identificado em 22 de março, Dia Mundial da Água, durante uma ação de limpeza no local, entre os bairros Jaguari e Nova Carioba. O grupo encontrou uma cachoeira, em área de mata, com grande quantidade de resíduo químico.
Apuração
A reportagem da TV TODODIA esteve no ponto no domingo (29) e constatou a mesma situação. Uma crosta escura, de aspecto pastoso, se acumula às margens da queda d’água, que deságua no Rio Piracicaba.
Garcia afirma que, pelo volume e consistência do material, o despejo pode ocorrer há algum tempo. Ele também levanta a suspeita de que uma empresa instalada na região possa estar relacionada ao caso. A informação, no entanto, ainda não foi confirmada pelos órgãos oficiais.
A denúncia foi encaminhada à própria Cetesb, à Prefeitura de Americana, à Ares-PCJ e ao MP (Ministério Público).
Posicionamentos
Em nota, a Cetesb informou que realizou vistoria na manhã desta segunda-feira (30) e que poderá aplicar sanções administrativas e legais após a conclusão do laudo técnico e identificação dos responsáveis.
A Prefeitura de Americana informou que o GPA (Grupo de Proteção Ambiental) esteve no local e registrou boletim de ocorrência, encaminhado ao DAE (Departamento de Água e Esgoto).
Segundo o Executivo, os indícios foram identificados próximos à saída de efluentes tratados de uma empresa instalada na região, o que também foi comunicado à Cetesb.
Esta matéria foi útil para você?
Newsletter TODODIA
As mais lidas do dia, direto no seu e-mail. Grátis.
Veja também
Fim da escala 6×1 expõe opiniões divergentes entre trabalhadores e comerciantes de Americana
Trabalhadores destacam benefícios para a qualidade de vida, enquanto lojistas apontam possíveis impactos nos custos e na organização das equipes
16ª Caminhada por Amor à Vida espera reunir 9 mil pessoas em Americana
Evento será realizado neste domingo (18), com concentração às 7h30 no Centro de Cultura e Lazer (CCL)
Câmara de Americana aprova exigência de curso superior para secretários municipais
Proposta de emenda à Lei Orgânica recebeu 17 votos favoráveis na primeira discussão e será votada novamente no dia 20
