Em celebração ao Dia da Independência, milhares de alunos, membros de associações e representantes das Forças Armadas (Tiro de Guerra, Polícia Militar e Guardas Civis Municipais) desfilam hoje nas principais cidades da região, como Americana, Santa Bárbara, Sumaré, Hortolândia e Paulínia. Em Nova Odessa o desfile foi antecipado para ontem.
Em Americana, o desfile será a partir das 9 horas, na Avenida Brasil. De acordo com a Secretaria de Cultura e Turismo, cerca de 1,5 mil pessoas, divididas em 20 grupos, devem desfilar. A expectativa é de que três mil pessoas compareçam.
Santa Bárbara d’Oeste terá um desfile especial: em comemoração aos 200 anos do município, celebrados em 4 de dezembro, a partir das 7h45 cerca de 47 agremiações, entre escolas, instituições e associações, vão desfilar na nova Avenida Corifeu de Azevedo Marques, homenageando personalidades que marcaram a vida dos barbarenses desde a fundação da cidade.
Em Hortolândia, o desfile cívico acontece a partir das 8h30 na Avenida Joaquim Martarolli, atrás da Câmara Municipal, na região do Parque Gabriel. Na cidade a programação do feriado também inclui a inauguração do Lago da Fé (leia na página 5).
Paulínia, por sua vez, terá aproximadamente 2 mil representantes das secretarias municipais, escolas, entidades filantrópicas, Bombeiros, Polícia Militar, Exército, entre outros grupos da sociedade se apresentando a partir das 9 horas na Avenida José Paulino. O evento terminará ao meio-dia e deverá atrair cerca de 10 mil pessoas.
Em Sumaré, o desfile será às 8 horas, com cerca de 4 mil participantes na Avenida Rebouças, cruzamento com a Avenida José Mancini. De acordo com a prefeitura, haverá uma tenda do Fundo Social de Solidariedade para arrecadação de brinquedos e garrafas pet em bom estado de conservação, que serão destinados às campanhas promovidas pelo Fundo Social.
Esta matéria foi útil para você?
Amanda Sabino
TODODIA — jornalismo das regiões de Campinas e Piracicaba
ver matérias ›
Newsletter TODODIA
As mais lidas do dia, direto no seu e-mail. Grátis.
Veja também
QUALIFICAÇÃO
Sebrae-SP oferece cursos gratuitos em Americana e Piracicaba
Programação de novembro e dezembro inclui capacitações em marketing digital, gestão financeira e divulgação de negócios; inscrições são feitas pela internet
TURISMO NO FERIADO
Rodoviárias de Campinas e Piracicaba esperam receber 101 mil passageiros no feriado de Finados
Americana também prevê alta na procura; passageiros buscam praias paulistas, capitais e cidades de outros estados
DIREITOS TRABALHISTAS
MPT recebe 80 denúncias de assédio eleitoral após 2º turno
Queixas equivalem a 37% do total registrado em 2026 na área da 15ª Região