sábado, 25 maio 2024
PREVENÇÃO

Dia D da vacinação contra a gripe passa por sete UBSs de Americana

Por
João Victor Viana
Foto: Mateus Soares / Rede TODODIA

A secretaria de Saúde de Americana realizou, neste sábado (13), o Dia D de vacinação contra a gripe. A ação aconteceu nos períodos da manhã e da tarde, até às 17h, nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) dos bairros Vila Mathiensen, Praia Azul, São Vito, Parque Gramado, Jardim Boer, São Domingos e Jardim São Paulo.

A mobilização foi determinada pelo Ministério da Saúde.

Segundo a gerente de uma das unidades, Dayana Capana, promover campanhas de grande impacto aos finais de semana tem o objetivo de alcançar um número maior de pessoas.

“É em cima desse tipo de ação que a gente vê que o munícipe tem interesse”, comentou Dayana.
Na UBS do São Vito, Aparecida Marson, de 66 anos, fez questão de comparecer para tomar a sua dose. “Eu já tomo há muitos anos. É pelo nosso bem, [a vacina] protege a gente. Depois que eu comecei a tomar a vacina da gripe, eu praticamente não tenho gripe”, relatou.

Já na UBS do Jardim Boer, a moradora Vera Defalco foi uma das vacinadas. Vera, que possui arritmia e já passou por uma cirurgia bariátrica, não perdeu a oportunidade de se imunizar. “É importante a gente estar se protegendo até para evitar lotação de hospital, pronto-socorro e ajuda os profissionais da saúde”, alertou.

As unidades de saúde aproveitaram a oportunidade para também atualizarem a caderneta de vacinação de pacientes e realizar a pesagem do Bolsa Família, contribuindo com a avaliação nutricional das pessoas beneficiadas pelo programa do Governo Federal.

Vacinação contra dengue segue na segunda

Durante o Dia D não foi aplicada a vacina da dengue. O foco da campanha era imunizar grupos prioritários contra a gripe, como crianças de até seis anos, idosos, gestantes, pessoas com deficiência permanente, profissionais da saúde e da educação, integrante das forças armadas, pessoas em situação de rua e outros que possuem maior risco de sofrerem com a doença.

A aplicação da QDenga em pré-adolescentes de 10 e 11 anos, segue a partir de segunda-feira (15), em todas as unidades de Saúde.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também